Foco e Escopo da Revista

O Observatório da Jurisdição Constitucional foi criado em 2007, no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), com o objetivo de representar um espaço aberto de produção acadêmica a respeito da jurisdição constitucional, das decisões e atividades do Supremo Tribunal Federal do Brasil e das Cortes e Tribunais Constitucionais em diversos países. Sua linha editorial, portanto, abrange a teoria do direito e, especificamente a teoria do direito público (especialmente o direito constitucional), que de alguma forma se relaciona com a jurisdição constitucional desenvolvida pelas Cortes Constitucionais no Brasil e em outros países.

Inicialmente, o Observatório instituiu uma revista de periodicidade anual, especializada em publicações de artigos doutrinários, de comentários a decisões e de notícias atuais sobre as diversas atividades das Cortes Constitucionais. A revista era assim composta por trabalhos acadêmicos submetidos a avaliação do Conselho Editorial e também por artigos, comentários e notícias elaboradas por juristas de renome nacional e internacional, a convite dos editores, os quais compunham a sessão "tópicos especiais" e foram posteriormente destinados à formação de duas importantes obras coletivas publicadas pela Editora Saraiva: "A Jurisprudência do STF nos 20 anos da Constituição" (2009) e "Mandado de Injunção: estudos sobre sua regulamentação" (2012).

A partir do ano de 2012, o conceito da revista foi relativamente reformulado e o foco voltou-se para a publicação apenas de artigos acadêmicos inéditos, oriundos de produção científica no âmbito dos programas de pós-graduação nacionais e estrangeiros, submetidos à avaliação rigorosa (dupla avaliação cega) de seu Conselho Editorial. Foi então criada uma coluna semanal no portal da revista Consultor Jurídico (Conjur), denominada "Observatório Constitucional", a qual ficou destinada à publicação dos comentários e notícias sobre a jurisdição constitucional, agora produzidos pelos próprios membros do Conselho Editorial. Assim, com a criação desse espaço aberto da coluna semanal para a produção dos comentários e notícias, o Corpo Editorial passou a se concentrar exclusivamente na produção da revista acadêmica do Observatório da Jurisdição Constitucional, com o objetivo de cumprir rigorosamente os requisitos Qualis-Capes exigidos para os periódicos na área de Direito.

Portanto, a partir de 2012, a revista acadêmica do Observatório da Jurisdição Constitucional passou a ter periodicidade semestral. Manteve, porém, a anterior designação dos anos de publicação (Ano 5, Ano 6, Ano 7, etc.), para seguir a sequência das publicações anteriores. Com isso, a revista passou a ter um Volume anual (denominado Ano), composto de dois números semestrais, os quais são publicados até o último dia dos meses de junho e dezembro de cada ano.

A revista hoje compõe importantes bases de dados nacionais e internacionais e tem alcançado um impacto de relevo no âmbito acadêmico nacional e internacional, como é possível verificar no teor das publicações, sempre recheadas de artigos oriundos de produção acadêmica inédita de renomados professores brasileiros e estrangeiros.

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOUTRINA

OBSERVATÓRIO NACIONAL

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

OBSERVATÓRIO DOXA

INTEIRO TEOR

TÓPICOS ESPECIAIS

TÓPICOS ESPECIAIS - CÉLULAS-TRONCO

TÓPICOS ESPECIAIS - CONFÊRENCIAS DE CORTES CONSTITUCIONAIS

TÓPICOS ESPECIAIS - ABORTO DE ANENCÉFALOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

AUTORES CONVIDADOS

APRESENTAÇÃO DE TESES

V CONCURSO DE MONOGRAFIAS

TÓPICOS ESPECIAIS - ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES DAS CORTES, TRIBUNAIS E SALAS CONSTITUCIONAIS IBEROAMERICANAS

TÓPICOS ESPECIAIS - MANDADO DE INJUNÇÃO

II CONFERÊNCIA MUNDIAL DE CORTES CONSTITUCIONAIS

A INFLUÊNCIA DE PETER HÄBERLE NO DIREITO CONSTITUCIONAL IBERO-AMERICANO - Gilmar Mendes, André Rufino e Jairo Schäfer

TÓPICOS ESPECIAIS - AÇÕES AFIRMATIVAS (COTAS RACIAIS)

Processo de avaliação por pares

Os artigos recebidos são remetidos ao corpo editorial, para a avaliação qualitativa de 2 (dois) pareceristas, seguindo o sistema "Duplo Blind Peer Review". Caso os dois pareceres sejam favoráveis à publicação, o texto será selecionado para publicação. Caso apenas um seja favorável à publicação, a decisão final quanto à publicação compete aos Editores, os quais poderão também decidir pela submissão do artigo a uma nova rodada de avaliação cega por outro grupo de pareceristas. Ao longo do processo de avaliação editorial, os pareceristas podem recomendar e/ou exigir correções e ajustes necessários no trabalho avaliado, o que pode alongar esse processo de avaliação, em razão das contínuas comunicações entre o corpo editorial e os autores dos artigos em correção/ajuste. Ao final do processo editorial, todos os artigos aprovados são submetidos à avaliação criteriosa dos Editores-Chefe e de membros do Conselho Editorial, para decisão quanto à efetiva publicação em determinado número da revista, levando-se em conta as exigências de exogenia e outros critérios de qualificação do conteúdo da publicação. Em qualquer situação, a decisão editorial é comunicada aos autores.

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todos os seus conteúdos, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Associada e indexada à