Análise Jurídico-Econômica dos Limites à Intervenção do Judiciário em Políticas Públicas

Autores

  • Débora Costa Ferreira IDP

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Poder Judiciário. Limites. Análise custo-benefício.

Resumo

O presente estudo, após uma breve investigação sobre o fenômeno da judicialização das políticas públicas, se propõe a analisar limites mais bem definidos à interferência do Poder Judiciário no âmbito da produção e execução de políticas públicas, com base na análise econômica do impacto marginal de tal intervenção na sociedade. A partir daí, mensura-se a intervenção da Justiça Estadual nas políticas públicas pela construção do índice IJEPP para os anos de 2009 a 2013, comparando tal indicador com o Índice de Desenvolvimento Humano para observar se esses órgãos já ultrapassaram os limites propostos no estudo. Os resultados demonstraram que a Justiça Estadual ainda não alcançou os referidos limites, mas está cada vez mais próxima deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Costa Ferreira, IDP

Graduação em Direito pelo UniCEUB; graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília. Cursando Pós-Graduação em Direito Constitucional no Instituto de Direito Público (IDP)

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Ferreira, D. C. (2015). Análise Jurídico-Econômica dos Limites à Intervenção do Judiciário em Políticas Públicas. Observatório Da Jurisdição Constitucional, (1). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/observatorio/article/view/1118

Edição

Seção

OBSERVATÓRIO NACIONAL