O controle abstrato de constitucionalidade sobre os pressupostos das medidas provisórias: ADIn 4029 (Instituto Chico Mendes)

Autores

  • André Molinar Veloso Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Jurisdição Constitucional, Medidas provisórias, Usurpação de poderes, Pressupostos de admissibilidade, Controle constitucional, Competência do STF, Mudança de posicionamento da Corte, ADIn 4029

Resumo

Em vista da teoria administrativista, defende-se um controle abstrato de constitucionalidade mais rígido sobre os pressupostos das medidas provisórias, a partir da análise de fatos e prognoses, e da utilização de amicus curiae, audiências públicas e perícias técnicas. O julgamento da ADIn 4029 é resultado de uma mudança paulatina de postura do STF, apesar de a Corte ainda não se aprofundar, como poderia e deveria, sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Molinar Veloso, Universidade de Brasília

Graduando do sexto semestre de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Estagiário de Direito na Procuradoria da República no Distrito Federal - MPF.

Downloads

Publicado

2013-05-17

Como Citar

Veloso, A. M. (2013). O controle abstrato de constitucionalidade sobre os pressupostos das medidas provisórias: ADIn 4029 (Instituto Chico Mendes). Observatório Da Jurisdição Constitucional, (1). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/observatorio/article/view/773

Edição

Seção

OBSERVATÓRIO NACIONAL