Reflexões sobre a liberdade de manifestação: funções, âmbito, conteúdo e limites

Autores

  • José Melo Alexandrino

Resumo

A partir dos dados do Direito português, mas a pensar em ordenamentos como o brasileiro, onde esse direito fundamental não foi objecto de consagração expressa, o artigo ocupa-se do recorte técnico-jurídico da liberdade de manifestação. Para o efeito, começa por identificar as respectivas funções, jurídicas e extra-jurídicas, procurando esclarecer em seguida o âmbito de protecção, o conteúdo e os limites desse jovem e vigoroso direito fundamental, bem como as perturbações (afectações) a que o mesmo pode estar sujeito num sistema de Estado constitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Melo Alexandrino

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Mestre e Doutor em Direito, Investigador do Centro de Investigação de Direito Público do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da mesma Faculdade (CIDP).

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

Alexandrino, J. M. (2014). Reflexões sobre a liberdade de manifestação: funções, âmbito, conteúdo e limites. Observatório Da Jurisdição Constitucional, (1). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/observatorio/article/view/952

Edição

Seção

OBSERVATÓRIO NACIONAL