IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE SERVIÇOS NO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES: DESAFIOS SOB A PERSPECTIVA DA COMUNIDADE LOCAL

Autores

  • ALESSANDRA RODRIGUES OLIVEIRA

Resumo

Os parques nacionais são de posse e domínio público, caracterizados como unidade de proteção integral, desde sua origem histórica, tem a interação com a população humana entre suas finalidades centrais na forma de educação ambiental e no desenvolvimento do ecoturismo.
Exatamente o potencial para a visitação e a consequente geração de renda é que torna esse tipo de área protegida propícia para o programa “PARQUES DO BRASIL: visitar é proteger! Estratégias de implementação da visitação em unidades de conservação federais: prioridades de execução 2018-2020.” De acordo com as diretrizes do Programa, a escolha das Unidades de Conservação prioritárias, a serem concedidas à iniciativa privada, obedeceu aos seguintes critérios: “... a existência de plano de manejo, o potencial número de visitantes, a facilidade de acesso ao local e a existência de estudos preliminares de viabilidade econômica...” (BRASIL, 2018).
O programa se apoiou em estudos que apontam as externalidades positivas dos efeitos de Unidades de Conservação bem estruturadas, que além da conservação destes espaços, mas também “como mecanismos de distribuição de benefícios. (SOUZA et al., 2017, p. 2).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-05-2021

Como Citar

OLIVEIRA, A. R. (2021). IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE SERVIÇOS NO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES: DESAFIOS SOB A PERSPECTIVA DA COMUNIDADE LOCAL. Revista Debates Em Administração Pública – REDAP, 1(3). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/article/view/5456

Edição

Seção

Artigos