INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM GESTÃO DE PESSOAS NO GOVERNO FEDERAL: CASO SOUGOV.BR

Autores

  • SANDRA SCHERRER DE AMORIM NAGEM VIDAL

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos percebidos pelos usuários do SouGov.br no uso da plataforma. Para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade, o Governo Federal estabeleceu a Inovação e a Transformação Digital em Gestão de Pessoas como uma política estratégica do Ministério da Economia, materializada em instrumentos de governança voltados aos servidores públicos federais. Desta maneira, foi formulada a pergunta de pesquisa: Com a implantação do SouGov.br, quais foram os efeitos e o ganho de valor à sociedade identificados a partir da percepção dos usuários, sejam eles gestores de pessoas ou usuários finais? O estudo foi do tipo exploratório e qualitativo, utilizando-se do estudo de caso como forma de detalhamento das temáticas, em dois módulos do SouGov.br: o Atestado em Saúde, utilizado por servidores efetivos, e o Prova de Vida, voltado aos
aposentados e pensionistas. A pesquisa indicou os parâmetros necessários à aplicação das entrevistas aos gestores da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) e do questionário aos usuários gestores das unidades vinculadas à SGP. Os resultados revelaram que existem vários ganhos, que é necessário constante aprimoramento nessas políticas e que é primordial a atenção às pessoas, gerando real valor público e bem-estar à sociedade.

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

SCHERRER DE AMORIM NAGEM VIDAL, S. . (2022). INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM GESTÃO DE PESSOAS NO GOVERNO FEDERAL: CASO SOUGOV.BR. Revista Debates Em Administração Pública – REDAP, 3(5). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/article/view/6749

Edição

Seção

Artigos