Revista Debates em Administração Pública – REDAP https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap <p>A Revista Debates em Administração Pública – REDAP é uma publicação seriada que divulga resultados preliminares de estudos e pesquisas de docentes, discentes, egressos e pesquisadores do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP, com o objetivo de estimular a produção e a difusão de conhecimento técnico aplicado relevante na área de Administração Pública.</p> <p>Deste modo, a REDAP possui importante missão institucional no PPG que é a de qualificar os artigos oriundos das dissertações defendidas no programa visando a submissão posterior a periódicos ranqueados no Qualis/Capes. Este caráter de “<em>working paper</em>” ou “texto para discussão” diferencia a REDAP das revistas científicas que buscam divulgar o progresso científico, uma vez que seu foco é menos acadêmico e mais nas discussões governamentais, pontuando os avanços, oportunidades e desafios da gestão pública brasileira.</p> <p>Por seu propósito se concentrar na recepção de comentários e críticas, a Revista Debates em Administração Pública – REDAP não possui ISSN e não fere o ineditismo dos trabalhos divulgados. Os textos publicados na REDAP têm caráter aplicado e técnico, com foco na ampla exposição para o mercado e a sociedade, encontrando-se, dessa forma, disponíveis para acesso e download gratuito no formato PDF. Acesse: <a href="https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/">https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/</a></p> <p>Por fim, as opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade dos autores, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do IDP. Qualquer citação aos trabalhos desta Revista só é permitida mediante autorização expressa do(s) autor(es).</p> pt-BR milton.sobrinho@idp.edu.br (Milton Mendonça) milton.sobrinho@idp.edu.br (Milton Mendonça) Fri, 03 May 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EMENDAS PARLAMENTARES DE ORÇAMENTO E O PROGRAMA DE DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA – PDAF – NO DISTRITO FEDERAL https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/article/view/8421 <p>O presente artigo analisa as emendas parlamentares apresentadas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) entre os exercícios de 2021 e 2023, com ênfase naquelas destinadas ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), que absorveu, em média, 23% das proposições parlamentares no período. A pesquisa analisou os fatores políticos e administrativos que justificam a priorização do PDAF, com destaque para a flexibilidade proporcionada pela descentralização financeira e os níveis operacionais no gerenciamento de recursos públicos. Fundamentada em uma abordagem qualitativa e quantitativa, com suporte em análise documental, a pesquisa avaliou normas, produções técnico-administrativas, além de dados oficiais e empíricos coletados junto a legisladores, gestores da educação distrital e nos órgãos responsáveis. Os resultados indicam que as escolhas parlamentares estão relacionadas a fatores políticos, eleitorais, regionais e classistas, sendo também influenciadas por sistemas operacionais e normativos locais que agilizam o processo de indicação e execução das emendas. Constatou-se que o PDAF se consolidou como um instrumento político e orçamentário estratégico, impactando significativamente a geografia eleitoral e a gestão educacional no Distrito Federal.</p> Cleiton das Chagas Fernandes Copyright (c) 2025 Cleiton das Chagas Fernandes https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/article/view/8421 Thu, 10 Apr 2025 00:00:00 -0300