Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): investimento ou boas práticas de gestão: análise comparativa entre os Estados da Federação

Autores

  • JUAN CARLOS COSTA DE ARRUDA PEREIRA GONÇALVES

Resumo

Os desafios para superar os resultados de aprendizagem nas avaliações escolares exigem investimentos e boas práticas de gestão. É importante avaliar o quanto a gestão é capaz de melhorar os resultados num cenário de recursos insuficientes. Este artigo verifica se, para obter um rendimento melhor no IDEB, indicador que mede taxas de rendimento e de aprendizagem, é necessário melhorar as práticas de gestão, ou se prepondera a questão financeira. Realizou-se testes estatísticos sobre os dados dos IDEBs dos estados brasileiros e do Distrito Federal entre 2007 e 2019, para verificar o grau de importância dos quesitos supracitados. Além disso, realizou-se uma análise de correlação bivariada entre os dados da despesa empenhada para as unidades selecionadas e suas respectivas notas alcançadas no IDEB, no período selecionado. Encontrou-se resultados heterogêneos após uma minuciosa análise de correlação. Ao analisarmos os estados da federação, denota-se que tal relação das variáveis de investimento em educação com os resultados do IDEB foi pequena ou média, e em grande parte negativa. Desta forma, os resultados não indicam, entre as variáveis analisadas, uma correlação. Sendo assim, foi sugerido a partir dos resultados obtidos, que não necessariamente exista uma influência preponderante do investimento financeiro na melhora da qualidade da educação brasileira.

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Publicado

02-09-2022

Como Citar

COSTA DE ARRUDA PEREIRA GONÇALVES, J. C. (2022). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): investimento ou boas práticas de gestão: análise comparativa entre os Estados da Federação. Revista Debates Em Administração Pública – REDAP, 3(4). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/article/view/6649

Edição

Seção

Artigos