QUALIDADE DOS CURSOS EM EAD OFERTADOS NO BRASIL À LUZ DO ENADE NO PERÍODO DE 2007 A 2016
Abstract
Este artigo tem como objetivo principal analisar a qualidade dos cursos em EaD ofertados no Brasil à luz do Enade no período 2007-2016. Metodologicamente, o estudo utiliza pesquisas bibliográficas e coleta de dados secundários por meio de buscas sistemáticas manuseando o banco de dados eletrônicos como Scielo, Bireme e base de dados de cinco universidades públicas brasileiras. Os resultados permitem observar que a nota do Enade mostra que 82,5% dos conceitos totais são representados pelos conceitos 1, 2 e 3, e que apenas 17,6% possuem conceitos 4 e 5. Outro ponto de destaque se refere à maioria dos cursos EaD conferirem o grau acadêmico tecnológico, enquanto nos cursos presenciais conferem o grau acadêmico de bacharelado. Ao se observar o tipo de modalidade e os conceitos do Enade obtidos pelos cursos, constatou-se que 80,6% dos cursos EaD obteve os conceitos 2 e 3, enquanto os presenciais apresentaram o percentual de 75,9% desses mesmos valores conceituais. De outra sorte, na modalidade presencial, iguais percentuais foram registrados, na mesma variação, restando a modalidade presencial com 19,1% dos conceitos 4 e 5, enquanto que a EaD aferiu 17,10% dos mesmos conceitos, evidenciando que não há disparidade que corrobore com o preconceito aos cursos não presenciais, pois eles têm apresentado o mesmo desempenho.Downloads
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