AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: DOIS ESTUDOS DE CASOS NO BRASIL

Matheus De Souza Da Silva

Resumo


Com o objetivo de analisar a eficiência de políticas públicas e suas causas e efeitos, o presente trabalho realiza estudos de casos de duas alocações de recursos públicos cujos resultados podem ser altamente questionáveis: a construção do Estádio Nacional de Brasília para a Copa do Mundo de 2014 e o Programa Um Computador por Aluno (Prouca). Pela análise desses casos, e com base em uma revisão bibliográfica sobre a importância do gasto público, constata-se que o Brasil ainda carece de processos de avaliação e monitoramento de políticas públicas, bem como de sistemas de compliance necessários para mitigar a má alocação de recursos públicos.

Texto completo:

PDF

Referências


CÂNDIDO JÚNIOR, José Oswaldo. Os gastos públicos no Brasil são produtivos? Planejamento e políticas públicas, n. 23, 2009.

CAPPELLETTI, Isabel Franchi. Avaliação do programa “um computador por aluno” (prouca): uma proposta inovadora em políticas públicas. Revista e-Curriculum, v. 8, n. 1, 2012.

DE OLIVEIRA SANTOS, Glauber Eduardo. Diversidade de impactos econômicos da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, v. 11, n. 1, p. 202-219, 2017.

FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. O projeto um computador por aluno na escola EMEF Pedro Izídio de Oliveira: possibilidades e desafios. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2012.

FRANCISCO NETO, João. Responsabilidade fiscal e gasto público no contexto federativo. 2009. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

GONÇALVES, Glauco Roberto. A lógica do “elefante branco”: obsolescência programada do espaço na Copa de 2014. Ateliê Geográfico, v. 7, n. 3, p. 240-256, 2013.

KEYNES, John. M. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1985

LIMA, Alex Felipe Rodrigues; SACHSIDA, Adolfo; CARVALHO, Alexandre Xavier Ywata de. Uma análise econométrica do Programa um Computador por Aluno. 2018.

MAIA, Alexandre et al. A importância da melhoria da qualidade do gasto público no Brasil: Propostas práticas para alcançar este objetivo. In: II Congresso Consad de Gestão Pública–Painel. 2007.

MARQUES, Antonio Carlos Conceição. O projeto um computador por aluno-UCA: reações na escola, professores, alunos, intitucional. 2009.

MENDES, Marcos. Por que o Brasil cresce pouco?: desigualdade, democracia e baixo crescimento no país do futuro. Elsevier Brasil, 2014.

PICÉRNI, Erich Franco. O Estádio Nacional Mané Garrincha e suas contribuições socioeconômicas para o desenvolvimento do Distrito Federal. 2015.

PORTO, Lucas Porciuncula; CERON, Lucas Freier; DE ARAUJO, Luiz Ernani Bonesso. Brasil. Copa do Mundo 2014: análise dos impactos ambientais, econômicos e sociais. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 8, p. 437-446, 2013.

ROSA, Valdir et al. Projeto Um computador por aluno no Brasil. 2013.

SANTANA, Allan; GUBITOSO, Stella; DE SOUSA COLANTUONO, Aline Correia. Impacto socioeconômico da copa do mundo de 2014. Administração de Empresas em Revista, v. 1, n. 10, p. 101-124, 2015.

SANTOS, Glauber Eduardo de Olveira. Diversidade KEYNES, J. M. A teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda: Inflação e Deflação. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO-TCU. Diagnostico Das Obras Paralisadas. Identificação Das Principais Causas E Das Oportunidades De Melhoria. Recomendações e Melhorias. Brasília: TCU 2019

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO-TCU. O TCU e a Copa do Mundo de 2014: relatório de situação. Relatório de situação. Brasília: TCU, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
Associada e indexada à