https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/issue/feedREGEN Revista de Gestão, Economia e Negócios2023-05-22T18:27:37-03:00Mathias Schneid Tessmannmathias.tessmann@idp.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Gestão, Economia e Negócios - REGEN - é o periódico científico da Escola de Gestão, Economia e Negócios do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. Com processo de submissões contínuas e periodicidade semestral, possui interesse em artigos originais, nos idiomas português e inglês e que abordem os temas correlatos à gestão, economia e negócios.</p>https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7188UMA AVALIAÇÃO DO PAPEL DO PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS NA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MTUR COM BASE NO COSO ERM 20172023-05-22T17:35:51-03:00Haila Bragahailabraga@gmail.comBruno De Aragãobruno.aragao@idp.edu.br<p>A governança pública tem como objetivo assegurar a capacidade de órgãos da administração pública direta e indireta de gerar valor para a sociedade. Isso posto, a gestão de riscos, por sua relevância e vinculação à estratégia, pode ser considerada uma ferramenta que contribui tanto para a construção do planejamento estratégico institucional destas organizações quanto para a execução de seus objetivos. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi, à luz da literatura e da metodologia COSO, avaliar as dimensões da gestão de risco abordadas em um projeto aplicado ao Ministério do Turismo. Através dos resultados do estudo de caso foi possível identificar semelhanças da estrutura de gestão de riscos definida para o Ministério com a estrutura do modelo internacional, à medida que o órgão implementou as condutas previstas nos componentes “Governança e Cultura”, “Estrutura e Definição de Objetivos” e “Desempenho”. A análise das condutas institucionais e ferramentas de gestão construídas no piloto evidencia que a metodologia de gerenciamento de riscos promoveu o alinhamento da unidade setorial participante à estratégia institucional. Além do estabelecimento de objetivos, indicadores e metas tácticas, a unidade identificou os riscos dos processos de trabalho que impactam o alcance dos objetivos estratégicos. Os resultados do trabalho mostram a importância de se analisar a gestão de risco de organizações públicas, além de levar à luz a utilização da metodologia COSO em casos reais da administração pública.</p>2023-05-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7190DETERMINANTES DOS FLUXOS COMERCIAIS DE BENS DE CAPITAIS NAS ECONOMIAS DESENVOLVIDAS2023-05-22T18:05:30-03:00Anselmo De Oliveiraanselmocarvalhooliveira@yahoo.com.br<p>O objetivo deste artigo é determinar os impactos das resistências bilaterais e multilaterais sobre o comércio de bens de capital entre os países desenvolvidos (com renda per capta maior do que US$ 12,615 em 2012). A investigação sobre os determinantes do comércio de bens de capital é relevante, porque a expansão da oferta desses bens tem efeitos positivos sobre crescimento da produtividade e do produto e existe uma lacuna de estudos sobre o tema. Aplicando os desenvolvimentos teóricos e empíricos recentes do modelo gravitacional, constatou-se, principalmente, os efeitos positivos dos acordos regionais e os efeitos negativos das barreiras tarifárias para o comércio de bens de capital entre os países desenvolvidos. Os resultados sinalizam que políticas comerciais que promovam acordos regionais de comércio e a redução tarifaria tem efeitos positivos sobre os fluxos comerciais desses bens e podem estimular a economia via aumento da produtividade e acumulação de capital.</p>2023-05-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7191INCENTIVO À CONCILIAÇÃO2023-05-22T18:11:35-03:00Elaine Borgesmestrado@idp.edu.brPaulo De Castropaulo.castro@idp.edu.br<p>O presente trabalho visa a apresentar a evolução do uso da conciliação a partir da vigência do novo código, a fim de analisar se o instituto é um instrumento efetivo no contexto da Justiça Federal, de forma mais rápida para o cidadão e com menor custo para o orçamento público. Apresentam-se uma breve pesquisa conceitual e uma análise exploratória dos dados relativos à aplicação do modelo de conciliação na Justiça Federal. Adicionalmente, examinou-se o desempenho desse instrumento em termos de custo e prazo, assim como sugerem-se formas de incrementar sua eficiência. Ainda, são realizados comparativos entre o processo judiciário comum e a conciliação, com estudo das diferenças de custo, recorribilidade, tempo médio, congestionamento e volume processual.</p>2023-05-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7192A SEPARAÇÃO ENTRE A JORNADA DE TRABALHO E VIVÊNCIA DO LAR NA PANDEMIA DA COVID-192023-05-22T18:15:25-03:00Vitória Batistavicklunga@gmail.comThiago Nunesadm.thiagosn@gmail.comJurema Ribeirojurema.nery@fumec.brWagner Silvawlsilva@fumec.br<p>Muitas organizações precisaram ajustar a forma de trabalho de maneira ágil e assertiva devido a pandemia do novo Coronavírus. Poucas já praticavam ou planejavam aderir a modalidade de trabalho <em>home office</em> antes do surto de Covid-19. Com a transmissão do vírus se propagando rapidamente, o <em>home office</em> tornou-se a melhor alternativa para muitas empresas. Este artigo objetivou descrever a percepção de colaboradores de uma empresa privada do setor de mobilidade sobre a separação entre a jornada de trabalho e a vivência do lar durante a pandemia da Covid-19. Em relação ao método, a pesquisa foi classificada como quantitativa e descritiva, utilizando questionário <em>online</em> para coleta dos dados e estatística descritiva para análise. Como resultados, pode-se concluir que a qualidade de vida, economia de tempo e dinheiro são algumas das principais vantagens do <em>home office</em> de acordo com os respondentes. Já a dificuldade de separar as rotinas de casa com a do trabalho e menor interação com o restante dos colaboradores foram desvantagens levantadas por alguns participantes. Apesar dos pontos negativos citados, o <em>home office</em> foi uma excelente escolha pela organização como forma de contorno da crise e pandemia, além de ser muito bem aceito pelos colaboradores.</p>2023-05-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7194QUAIS DESAFIOS LIMITAM A ATUAÇÃO DOS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS OFICIAIS (LFO)?2023-05-22T18:22:08-03:00Antônio Bringelmestrado@idp.edu.brMilton Mendonçamilton.sobrinho@idp.edu.br<p>Este estudo apresenta e problematiza os principais limitadores para o bom funcionamento dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais (LFO). A perspectiva que norteia a discussão centra-se em trabalhos teórico-empíricos com foco na saúde pública, Sistema Único de Saúde (SUS) e Laboratórios Farmacêuticos Oficiais (LFO) no pós-1988. A metodologia utilizada para este trabalho é de abordagem mista, qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo das funcionalidades dos LFO para o sistema de saúde nacional. Evidencia-se que os principais pontos que obstaculizam o pleno funcionamento dos LFO relacionam-se à quatro distintas camadas: i) à sua natureza econômica; ii) à dimensão das políticas públicas; iii) ao modelo jurídico-institucional; e, ainda, iv) a diversos outros desafios atinentes a questões mais gerais dos LFO. À guisa de conclusão, assinala-se que os LFO devem articular-se em busca da maior independência do SUS em relação a medicamentos produzidos por empresas multinacionais, uma vez que a base produtiva nacional ainda é frágil e dependente de bens intermediários.</p>2023-05-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023