https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/issue/feed REGEN Revista de Gestão, Economia e Negócios 2023-05-22T18:27:37-03:00 Mathias Schneid Tessmann mathias.tessmann@idp.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista de Gestão, Economia e Negócios - REGEN - é o periódico científico da Escola de Gestão, Economia e Negócios do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. Com processo de submissões contínuas e periodicidade semestral, possui interesse em artigos originais, nos idiomas português e inglês e que abordem os temas correlatos à gestão, economia e negócios.</p> https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7188 UMA AVALIAÇÃO DO PAPEL DO PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS NA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MTUR COM BASE NO COSO ERM 2017 2023-05-22T17:35:51-03:00 Haila Braga hailabraga@gmail.com Bruno De Aragão bruno.aragao@idp.edu.br <p>A governança pública tem como objetivo assegurar a capacidade de órgãos da administração pública direta e indireta de gerar valor para a sociedade. Isso posto, a gestão de riscos, por sua relevância e vinculação à estratégia, pode ser considerada uma ferramenta que contribui tanto para a construção do planejamento estratégico institucional destas organizações quanto para a execução de seus objetivos. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi, à luz da literatura e da metodologia COSO, avaliar as dimensões da gestão de risco abordadas em um projeto aplicado ao Ministério do Turismo.&nbsp; Através dos resultados do estudo de caso foi possível identificar semelhanças da estrutura de gestão de riscos definida para o Ministério com a estrutura do modelo internacional, à medida que o órgão implementou as condutas previstas nos componentes “Governança e Cultura”, “Estrutura e Definição de Objetivos” e “Desempenho”.&nbsp; A análise das condutas institucionais e ferramentas de gestão construídas no piloto evidencia que a metodologia de gerenciamento de riscos promoveu o alinhamento da unidade setorial participante à estratégia institucional. Além do estabelecimento de objetivos, indicadores e metas tácticas, a unidade identificou os riscos dos processos de trabalho que impactam o alcance dos objetivos estratégicos. Os resultados do trabalho mostram a importância de se analisar a gestão de risco de organizações públicas, além de levar à luz a utilização da metodologia COSO em casos reais da administração pública.</p> 2023-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7190 DETERMINANTES DOS FLUXOS COMERCIAIS DE BENS DE CAPITAIS NAS ECONOMIAS DESENVOLVIDAS 2023-05-22T18:05:30-03:00 Anselmo De Oliveira anselmocarvalhooliveira@yahoo.com.br <p>O objetivo deste artigo é determinar os impactos das resistências bilaterais e multilaterais sobre o comércio de bens de capital entre os países desenvolvidos (com renda per capta maior do que US$ 12,615 em 2012). A investigação sobre os determinantes do comércio de bens de capital é relevante, porque a expansão da oferta desses bens tem efeitos positivos sobre crescimento da produtividade e do produto e existe uma lacuna de estudos sobre o tema. Aplicando os desenvolvimentos teóricos e empíricos recentes do modelo gravitacional, constatou-se, principalmente, os efeitos positivos dos acordos regionais e os efeitos negativos das barreiras tarifárias para o comércio de bens de capital entre os países desenvolvidos. Os resultados sinalizam que políticas comerciais que promovam acordos regionais de comércio e a redução tarifaria tem efeitos positivos sobre os fluxos comerciais desses bens e podem estimular a economia via aumento da produtividade e acumulação de capital.</p> 2023-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7191 INCENTIVO À CONCILIAÇÃO 2023-05-22T18:11:35-03:00 Elaine Borges mestrado@idp.edu.br Paulo De Castro paulo.castro@idp.edu.br <p>O presente trabalho visa a apresentar a evolução do uso da conciliação a partir da vigência do novo código, a fim de analisar se o instituto é um instrumento efetivo no contexto da Justiça Federal, de forma mais rápida para o cidadão e com menor custo para o orçamento público. Apresentam-se uma breve pesquisa conceitual e uma análise exploratória dos dados relativos à aplicação do modelo de conciliação na Justiça Federal. Adicionalmente, examinou-se o desempenho desse instrumento em termos de custo e prazo, assim como sugerem-se formas de incrementar sua eficiência. Ainda, são realizados comparativos entre o processo judiciário comum e a conciliação, com estudo das diferenças de custo, recorribilidade, tempo médio, congestionamento e volume processual.</p> 2023-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7192 A SEPARAÇÃO ENTRE A JORNADA DE TRABALHO E VIVÊNCIA DO LAR NA PANDEMIA DA COVID-19 2023-05-22T18:15:25-03:00 Vitória Batista vicklunga@gmail.com Thiago Nunes adm.thiagosn@gmail.com Jurema Ribeiro jurema.nery@fumec.br Wagner Silva wlsilva@fumec.br <p>Muitas organizações precisaram ajustar a forma de trabalho de maneira ágil e assertiva devido a pandemia do novo Coronavírus. Poucas já praticavam ou planejavam aderir a modalidade de trabalho <em>home office</em> antes do surto de Covid-19. Com a transmissão do vírus se propagando rapidamente, o <em>home office</em> tornou-se a melhor alternativa para muitas empresas. Este artigo objetivou descrever a percepção de colaboradores de uma empresa privada do setor de mobilidade sobre a separação entre a jornada de trabalho e a vivência do lar durante a pandemia da Covid-19. Em relação ao método, a pesquisa foi classificada como quantitativa e descritiva, utilizando questionário <em>online</em> para coleta dos dados e estatística descritiva para análise. Como resultados, pode-se concluir que a qualidade de vida, economia de tempo e dinheiro são algumas das principais vantagens do <em>home office</em> de acordo com os respondentes. Já a dificuldade de separar as rotinas de casa com a do trabalho e menor interação com o restante dos colaboradores foram desvantagens levantadas por alguns participantes. Apesar dos pontos negativos citados, o <em>home office</em> foi uma excelente escolha pela organização como forma de contorno da crise e pandemia, além de ser muito bem aceito pelos colaboradores.</p> 2023-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/regen/article/view/7194 QUAIS DESAFIOS LIMITAM A ATUAÇÃO DOS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS OFICIAIS (LFO)? 2023-05-22T18:22:08-03:00 Antônio Bringel mestrado@idp.edu.br Milton Mendonça milton.sobrinho@idp.edu.br <p>Este estudo apresenta e problematiza os principais limitadores para o bom funcionamento dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais (LFO). A perspectiva que norteia a discussão centra-se em trabalhos teórico-empíricos com foco na saúde pública, Sistema Único de Saúde (SUS) e Laboratórios Farmacêuticos Oficiais (LFO) no pós-1988. A metodologia utilizada para este trabalho é de abordagem mista, qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo das funcionalidades dos LFO para o sistema de saúde nacional. Evidencia-se que os principais pontos que obstaculizam o pleno funcionamento dos LFO relacionam-se à quatro distintas camadas: i) à sua natureza econômica; ii) à dimensão das políticas públicas; iii) ao modelo jurídico-institucional; e, ainda, iv) a diversos outros desafios atinentes a questões mais gerais dos LFO. À guisa de conclusão, assinala-se que os LFO devem articular-se em busca da maior independência do SUS em relação a medicamentos produzidos por empresas multinacionais, uma vez que a base produtiva nacional ainda é frágil e dependente de bens intermediários.</p> 2023-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023