A PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA NO CONDOMÍNIO EDILÍCIO: UMA ANÁLISE DA ABNT NBR 12721

Autores

Resumo

O trabalho trata da incorporação imobiliária como instrumento para criação de novas unidades imobiliárias, destacando a importância da ABNT NBR 12721 como parte do memorial de incorporação. O objetivo do trabalho é mostrar como os quadros I e II da ABNT NBR 12721 determinam o uso das áreas neles descritas e interferem no direito de propriedade. Foi usado o método de pesquisa teórico-argumentativa com utilização de metodologia bibliográfica e documental para a coleta de dados.  Os objetivos específicos do trabalho são: identificar incorporação imobiliária como instituto de direito imobiliário e os quadros da ABNT NBR 12721  como parte do memorial de incorporação; entender o condomínio edilício como decorrência da incorporação imobiliária, com obrigatoriedade da convenção de condomínio para os condôminos; mostrar os reflexos das definições dos quadros I e II da ABNT NBR 12721  no uso das áreas  e direito de propriedade; apontar possíveis problemas, causados ao condomínio, pela divergência ou inadequação dessas informações e sugerir providências para evitar ou minimizar tais problemas. Ao demonstrar, no estudo, como as definições dos quadros I e II da ABNT NBR 12721  são determinantes para os usos das áreas nos condomínios edilícios e como essas definições interferem no direito de propriedade, ficou também evidenciada a grande responsabilidade do incorporador ao elaborar esses quadros e a importância do conhecimento de suas implicações, para que possa fazer as definições de forma correta, visando ao bom funcionamento do condomínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Pires Fernandes, Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP

Engenheira Civil pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Gestão Empresarial pela FGV, Pós graduada em Direito Imobiliário pelo Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP. Atuação, por mais de 25 anos, na concepção de empreendimentos imobiliários, atual gestora de projetos da indústria imobiliária-CBIC.

Downloads

Publicado

2019-05-20

Como Citar

Fernandes, L. P. (2019). A PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA NO CONDOMÍNIO EDILÍCIO: UMA ANÁLISE DA ABNT NBR 12721. Caderno Virtual, 2(43). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/cadernovirtual/article/view/3481

Edição

Seção

Trabalho de Conclusão de Curso - Pós-Graduação Lato Sensu