MOTIVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PECULIARIDADES E ESTRATÉGIAS NA VISÃO DE SERVIDORES GESTORES E GERIDOS EM UMA FUNDAÇÃO PÚBLICA VINCULADA AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente trabalho identificou a percepção dos servidores públicos, gestores e geridos, acerca da motivação no ambiente de trabalho, à luz da teoria, com foco na identificação de estratégias motivacionais adequadas às peculiaridades inerentes à administração pública. Para o alcance desse objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o fim de levantar informações na literatura sobre os conceitos e teorias da motivação, foram aplicados questionários, um a servidores públicos gestores e outro a servidores públicos geridos de uma fundação pública, vinculada ao Ministério da Educação, para comparar as visões sobre motivação entre os servidores e com a literatura, de modo a identificar as melhores estratégias motivacionais. Concluiu-se que para os gestores os fatores motivacionais intrínsecos são mais relevantes, já para os geridos os fatores extrínsecos aparecem como mais importantes, contudo, a percepção sobre o papel do gestor na motivação e a forma de estímulos no trabalho coincide entre os dois grupos.
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