O processo de construção do Currículo em Movimento do Distrito Federal a partir da criação da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Manoela Resende IDP

Resumo

Apesar de muitos estudos indicarem que os currículos estaduais foram revistos a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), poucos analisam profundamente como se deu o processo de reformulação dos currículos e quão alinhados eles estão de fato à BNCC. Este artigo visa analisar o processo de revisão da segunda edição do Currículo em Movimento do Distrito Federal (2018), especificamente na parte de Língua Portuguesa para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, conforme estabelecido pela BNCC. Foi realizada uma pesquisa documental com base na análise da BNCC e dos documentos curriculares do Distrito Federal. Os resultados revelam que houve poucas mudanças entre as duas edições do Currículo em Movimento no que se refere à Língua Portuguesa para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Os preceitos teóricos e filosóficos do currículo distrital permaneceram praticamente inalterados pela BNCC. Essa baixa adequação pode ser atribuída a uma possível resistência dos principais atores educacionais do Distrito Federal em relação à BNCC. Este estudo evidencia que, no caso do Distrito Federal, um mecanismo crucial para a implementação da BNCC – o currículo – não foi significativamente alterado para se adaptar à Base, o que compromete a promoção de uma maior equidade na aprendizagem dos estudantes brasileiros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-10 — Atualizado em 2024-10-11

Versões

Como Citar

Resende , M. . (2024). O processo de construção do Currículo em Movimento do Distrito Federal a partir da criação da Base Nacional Comum Curricular . Caderno Virtual, 1(60). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/cadernovirtual/article/view/8116 (Original work published 10º de outubro de 2024)