Chamada de Artigos / Call for Papers

2019-05-13

APRESENTAÇÃO

O Observatório da Jurisdição Constitucional, do Instituto Brasiliense de Direito Público, constitui um espaço aberto à comunidade de intérpretes da Constituição. A interpretação constitucional não é tarefa cometida apenas aos juízes, e muito menos está restrita às Cortes Constitucionais. Todo aquele que vive a Constituição é, em verdade, seu legítimo intérprete. A democratização do processo interpretativo torna impensável uma hermenêutica da Constituição sem a participação do cidadão ativo e da esfera pública pluralista.

EDITORIAL 

Trata-se de uma publicação virtual, trimestral, interdisciplinar, com o objetivo de divulgar pesquisas no formato de artigo e/ou estudos relativos à interpretação da Constituição Federal. Englobando não só a interpretação desta, mas também a todo o universo jurídico em torno da Constituição Federal.

AVALIAÇÃO

Todos os trabalhos passam por uma avaliação prévia realizada pelo editor chefe, verificando sua adequação à linha editorial da revista. Os artigos serão avaliados por meio do processo de double blind review (duplo cego), sistema que preserva tanto a identidade dos autores quanto dos avaliadores.

REGRAS DE SUBMISSÃO

Cadastro no site:

https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/observatorio/user/register

Fluxo Contínuo

O envio do trabalho, deve-se seguir com uma página inicial contendo:

a)Título do artigo;

b)Nome do autor (ou autores); alinhado à esquerda; fonte Arial 10 em itálico;

c) E-mail (se desejar que seja publicado);

d) Titulação acadêmica e instituições às quais pertença.

 

Formatação do Texto

  • Título do trabalho: No máximo 10 palavras em maiúsculas e negrito (português e inglês)
  • Resumo do artigo com cerca de 150 palavras, assim como o abstract.
  • Palavras-chave e abstract com no máximo 4 palavras chave;

Os textos devem ser apresentados conforme as orientações a seguir:

Fonte: Arial, tamanho 12;

Parágrafo: Alinhamento justificado; Entre linhas com 1,5 (ABNT: NBR: 14.724:2011);

Citações: Quando de outros autores, deverão ser feitas entre aspas, sem o uso de itálico. Caso o autor queira destacar o parágrafo da citação acima de três linhas, deverá fazê-lo com a formatação em: Fonte arial, tamanho 10, alinhamento justificado; entre linhas simples; Recuo de 4 cm além da margem esquerda.

Notas e Referências Bibliográficas

As referências devem ser citadas no corpo do texto no formato autor-data com página de publicação, a referência completa deve ser apresentada em ordem alfabética de acordo com as normas da ABNT:NBR 6.023:2002.

Caso haja necessidade de notas, estas devem ser reduzidas e
apresentadas ao final do trabalho e numeradas de forma sequencial, antes das referências bibliográficas.

Tabelas e diagramas

As tabelas e diagramas devem apresentar título e fonte e devem vir ao final do texto, após as referências bibliográficas, tendo sua indicação no corpo do artigo e indicando a posição respectiva.