CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: UM ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DESSE MODELO DE NEGÓCIO NA ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE - OPAS
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a implementação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O CSC busca padronizar e agilizar os processos administrativos da OPAS, permitindo uma melhor eficiência na troca de informações. A pesquisa tem natureza exploratória, com análise de dados da OPAS e entrevistas com administradores e assistentes administrativos dos países participantes. Os resultados mostraram a importância da comunicação e trabalho em equipe para o sucesso do CSC, além de identificar as principais dificuldades e desafios enfrentados pelos profissionais envolvidos. A pesquisa busca identificar as melhores práticas de incorporação dos processos no CSC e avaliar os impactos administrativos desse novo modelo de negócio na OPAS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas enviadas por e-mail, ligações e mensagens de texto. O resultado foi esclarecedor e mostrou que a implementação do CSC permitiu uma maior eficiência nos processos administrativos da OPAS. O modelo de pesquisa é exploratório e utiliza análise de dados e entrevistas para obter informações sobre o tema.