ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO PESSOAL DE AGENTES PÚBLICOS COM PRETENSÕES ELEITORAIS
Resumo
O presente artigo decorre da análise de evidências de utilização de redes sociais como instrumento de promoção pessoal por agentes públicos que têm pretensões eleitorais. O trabalho destina-se à busca de dados da realidade envolvendo nove secretários do Governo do Distrito Federal (GDF) que, após passarem por cargos no primeiro escalão do Executivo Distrital, apresentaram-se como candidatos a cargos eletivos. A metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo (AC), com viés descritivo e exploratório de natureza quantitativa e amostragem não probabilística. Foram analisadas mensagens postadas pelos respectivos agentes e pelas pastas às quais eles comandavam em dois períodos nos anos de 2019 e 2022. O trabalho tem como baliza norteadora a restrição constitucional do art. 37 da Carta Magna evidenciada no dever de impessoalidade e inclui aspectos como a separação entre os interesses público e privado, o dever ético dos agentes públicos de servir e não de se servirem do Estado e, de forma especial, em como as redes sociais podem ser usadas para desvirtuar a função pública para o atendimento de interesses privados do agente. Os resultados encontrados demonstraram de forma taxativa o uso indevido e de cunho eleitoral de espaços e estruturas que deveriam se destinar à comunicação pública e à prestação de contas.