TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: IGUALDADE DE OPORTUNIDADES AO ACESSO, FRUIÇÃO E PERMANÊNCIA

Autores

  • Márcia Cristina de Vasconcellos Araújo

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista TEA é uma desordem do neurodesenvolvimento que afeta 01 a cada 36 pessoas, caracterizada por déficits sociais, dificuldades de comunicação e comportamentos restritivos e estereotipadas. Pessoas com TEA são consideradas pessoas com deficiência e têm direito à educação de qualidade em igualdade de oportunidades, conforme garantido pela Lei Brasileira de Inclusão. No entanto, em que pese a Constituição Federal de 1988 assegure que a educação será exercida, preferencialmente, em classes regulares, muitas famílias têm recorrido ao Judiciário para garantir classes especiais ou centro de ensinos especializados, devido à ineficácia de classes regulares para atender às necessidades específicas de alguns alunos. A proposta do presente artigo é refletir sobre a política pública de ensino especial e o direito à escolha do modelo educacional mais adequado para pessoa com TEA, garantindo-lhe acesso, fruição e permanência em igualdade de oportunidades, respeitando as singularidades.

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Publicado

25-03-2025

Como Citar

de Vasconcellos Araújo, M. C. . (2025). TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: IGUALDADE DE OPORTUNIDADES AO ACESSO, FRUIÇÃO E PERMANÊNCIA. Revista Debates Em Administração Pública – REDAP, 5(3). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/article/view/8376

Edição

Seção

Artigos