Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,15 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • No momento da submissão, deverão ser informados os números de cadastro do Open Researcher and Contributor ID (ORCID) de todos os co-autores.

Diretrizes para Autores

A Revista Debates em Economia Aplicada–REDEA adota as seguintes diretrizes de formatação e estrutura parasubmissão de artigos:
-É necessário o fornecimento doarquivo original do texto em formato editável Microsoft Word (.doc ou .docx, não serão aceitas versões simplesmente convertidaspara Worda partir de outros formatos fechados para edição, como o PDF);
-Fonte: Calibri;
-Tamanho: 12; sendo que títulos de seções devem estar em tamanho 14; e, notas de rodapé em tamanho 10;
-Margens: esquerda e superior 3 cm;direita e inferior 2 cm;
-Espaçamento entre linhas: 1,15cm;
-Parágrafo (primeira linha): 2cm;
-Espaço antes e depois dos parágrafos: 0 pt;
-Citações diretas, indiretas e citações de citação devem estar de acordo ao Manual ABNT NBR 10520/2002;
-As referências bibliográficas devem ser apresentadas ao final do texto em conformidade com o Manual ABNT NBR 6023/2018;
-Limite mínimo: 7000 palavras (incluídos títulos e resumos, em português e inglês; referências bibliográficas e anexos, se houver);
-Limite máximo: 8000 palavras (incluídos títulos e resumos, em português e inglês; referências bibliográficas e anexos, se houver);
-Título e resumo em português, inglês e espanhol, com palavras-chave em português,inglêse espanhol (as diretrizes para elaboração de resumo constam no Apêndice I);
-Adicionar a(s) categoria(s) JEL à(s) qual(is) o trabalho pertence, conforme a American Economic Association, disponível no endereço: https://www.aeaweb.org/econlit/jelCodes.php?view=jel
-Deve ser elaborado um sumário constando todas as seções e subseções do artigo de forma enumerada e sequencial;
-A estrutura de artigo que se espera receber deverá ser composta das seguintes seções que devem estar numeradas(as diretrizes para elaboração de cada uma das seções abaixo constam no Apêndice II):
  1. Introdução;
  2. Referencial Teórico;
  3. Metodologia(e hipóteses, se for o caso);
  4. Resultados e Discussões; 
  5. Conclusão;
  6. Referências.
O texto pode possuirum número livre de subseçõesdesde que sejam respeitadasas seções principais e que as subseções sejam adequadamente enquadradas dentro delas.
 
Apêndice I –Diretrizes para Elaboração do Resumo
Resumo: O resumo deve apresentar de forma clara o problema de pesquisa (objetivo principal/geral da pesquisa), o método, a hipótese de estudo (se houver), os resultados e as conclusões do trabalho. O resumo deve ser composto de uma sequência bem encadeada de frases coerentes, consistentes e objetivas. Não deve haver enumeração de tópicos. Deve ser redigido em um único parágrafo. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Ao ler seu resumo, o leitor deve ser capaz de apreender as principais características do seu trabalho. O resumo deve conter entre 150 e 250 palavras.
Palavras-chave: Indicar de 3 a 5 palavras-chave separadas entre si por ponto e vírgula. Exemplo: Palavra-chave 1; Palavra-chave 2; Palavra-chave 3; Palavra-chave 4; Palavra-chave 5.
Abstract: Segue as mesmas regras do resumo em português.
Keywords: Seguem as mesmas regras das palavras-chave em português.
Resumen: Segue as mesmas regras do resumo em português.
Palabras clave: Seguem as mesmas regras das palavras-chave em português.
 
Apêndice II –Diretrizes para a Construção das Seções que Devem Compor o Artigo
1. Introdução: apresentar, contextualizar e justificar o tema da pesquisa, o problema de pesquisa, a(s)hipótese(s)(se for o caso), a metodologia e os principais resultados alcançados. Idealmente, o(a) autor(a) deve terminar a introdução com um parágrafo apresentando o artigo, explicitando quantas e quais são as seções do artigo que vem pela frente.
2. Referencial Teórico: apresentar os principais conceitos, teorias, definições que a pesquisa utiliza a partir da bibliografia utilizada.
3. Metodologia: apresentar a metodologia utilizada na pesquisa (resumo da metodologia da dissertação). Deve-se apresentar todo a operacionalização da pesquisa, isto é, o detalhamento do passo a passo segundo o qual a pesquisa foi realizada. Dentro da seção de metodologia, o(a) autor(a) deve apresentar sua(s) hipótese(s) de estudo, fundamentando-a (teoricamente, se for o caso) e especificando como a(s) mesma(s) será(ão) verificada(s)/testada(s).
4. Resultados e Discussões: apresentar os resultados alcançados com a pesquisa e discuti-los à luz do referencial teórico. Na seção dos resultados o(a) autor(a) deve deixar claro quais as contribuições que a pesquisa oferece para o tema estudado e demonstrar se a(s) hipótese(s) de estudo foi(foram) confirmadas ou refutadas.
5. Conclusão: reforçar os principais resultados alcançados pela pesquisa e apontar possibilidades de pesquisas futuras que podem aprofundar ainda mais as evidências do objeto de estudo da sua pesquisa, ou seja, que outras pesquisas futuras contribuiriam ainda mais para entender o que você pesquisou.
6. Referências: apresentar todas as fontes consultadas.
 
 
 
 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.