Perda de nacionalidade brasileira e extradição: uma análise dos casos Hoerig e Wanzeler

Autores

  • Roberta Coelho dos Santos Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo buscou analisar a circunstância de perdimento da nacionalidade brasileira decorrente da aquisição voluntária de outra nacionalidade e a possibilidade de entrega de brasileiros natos no âmbito de processos de cooperação internacional em matéria penal. Para tanto, procedeu-se à revisão bibliográfica da literatura relacionada ao direito fundamental à nacionalidade, bem como à análise dos instrumentos jurídicos, internacionais e domésticos, que norteiam a matéria no Brasil. Em seguida, adotou-se o estudo de caso a partir dos acórdãos proferidos pelo Supremo Tribunal Federal nos autos do Mandado de Segurança nº 33.864/DF e da Extradição nº 1.462/DF, referentes a Cláudia Hoerig, e do Mandado de Segurança nº 36.359/DF e da Extradição nº 1.630/DF, referentes a Carlos Wanzeler. Concluiu-se que a decisão da Suprema Corte foi ao encontro do estabelecido na Constituição Federal e observou os princípios e requisitos dos tratados internacionais concernentes a direitos humanos e à cooperação jurídica internacional em matéria penal adotados pela República Federativa do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Coelho dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Consultora com mais de dez anos de experiência no Governo Federal. Ex-assessora do Gabinete do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mestranda em Política Internacional pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Bacharel em Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2023-05-15

Como Citar

Coelho dos Santos, R. (2023). Perda de nacionalidade brasileira e extradição: uma análise dos casos Hoerig e Wanzeler. Caderno Virtual, 1(56). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/cadernovirtual/article/view/7078