O MEI SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL: ADESÃO, INADIMPLÊNCIA E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES COMPORTAMENTAIS
Resumo
O presente artigo analisa a política pública do Microempreendedor Individual - MEI - sob a perspectiva da Economia Comportamental. Mais especificamente, o público alvo dessa política, o contexto em que se insere e seu processo de tomada de decisão. As razões do seu sucesso de adesão se devem à simplificação do procedimento de formalização, aos custos frente aos benefícios serem baixos, à crise econômica, e às normas sociais. Uma possível causa da inadimplência é que o MEI vivencia uma sobrecarga de decisões cotidianas com relação a seu negócio, gerando escassez de tempo, que leva à escassez cognitiva e acentua a falta de atenção e autocontrole do MEI para cumprir com suas obrigações. Nesse sentido, foram desenhadas sete possíveis intervenções para redução da inadimplência, utilizando estratégias de saliência; lembretes; simplificação; microincentivos; feedbacks; opção-padrão para o pagamento via débito automático; comunicação utilizando framing, comparações e normas sociais.
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