Os problemas da política integracionista do Estatuto do Índio no reconhecimento dos direitos indígenas

Autores

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar qual foi impacto da política de integração do indígena, baseada no Estatuto do Índio (Lei n° 6.001/1973), no reconhecimento dos direitos indígenas. Para tal, buscou-se o entendimento do conceito de cultura e o motivo de ser a cultura indígena diversa das demais manifestações culturais, bem como, analisou-se o processo de formação do Estado brasileiro, que ocorreu tendo por base uma cultura eurocêntrica, a qual tornava obrigatória a integração do indígena na sociedade e tendo como fim o abandono cultural e a violação dos direitos humanos do índio. Chegando então, a conclusão, que os direitos culturais do índio se confundem com quem estes o são, pois, se entender como coletividade e não como seres individuais, e por esse motivo é que aos indígenas deve ser reconhecido o seu direito de ser diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Pereira de Jesus, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

Mestrado Profissional em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo Instituto brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (2021), Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá (2019), Bacharelado em Direito pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior (2016). Atualmente é advogado, inscrito na OAB/RR e Assessor Legislativo da Procuradoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. Foi Assessor da Procuradoria-Geral da Câmara Municipal de Boa Vista/RR e Assessor Parlamentar no Senado Federal.

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

de Jesus, A. P. (2022). Os problemas da política integracionista do Estatuto do Índio no reconhecimento dos direitos indígenas. Caderno Virtual, 1(53). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/cadernovirtual/article/view/6201

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos