Análise de eficiência entre custo e tempo de internação em pacientes urológicos no hospital e pronto socorro municipal de Cuiabá – MT.

Autores

  • Carlos Evaristo Metello Costa e Silva UNIC
  • Alexander Cambraia Vaz Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)

Resumo

Este artigo trata da análise da eficiência da política pública de saúde, por intermédio de estudo do caso do setor de urologia do Hospital e Pronto Socorro do Município de Cuiabá (HPSMC). Avalia-se a relação entre o excesso de tempo de internação e o custo decorrente desse excedente como possível indicativo de ineficiência na gestão de recursos públicos escassos. A metodologia empregada foi estudo de caso, elaborado com análise de 2.797 atendimentos, ocorridos entre 2016 e 2019, em que 1.253 resultaram em internação do paciente. O tempo de internação efetivo foi calculado no intervalo entre a data de internação e a data de saída do paciente, que pode decorrer de alta, transferência, evasão ou óbito. Por meio da avaliação estatística realizada, verificou-se a ocorrência de expressivo excesso do tempo de internação dos pacientes, quando comparados à média extraída do sistema SIGTAP-DATASUS. Os custos médios de internação foram coletados do sistema TABNET-DATASUS. Como resultado dessa pesquisa, verificou-se que o tempo de internação e seus custos podem ser reduzidos mediante melhorias na implementação de políticas públicas de saúde, especialmente ao avaliar os custos inerentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Costa e Silva, C. E. M., & Cambraia Vaz, A. (2023). Análise de eficiência entre custo e tempo de internação em pacientes urológicos no hospital e pronto socorro municipal de Cuiabá – MT. Caderno Virtual, 1(55). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/cadernovirtual/article/view/6852