Inovação no pagamento de benefícios sociais
estudo de caso da Caixa Econômica Federal no pagamento do auxílio emergencial
Palavras-chave:
Inovação, Auxílio Emergencial, Caixa Tem, Banco Digital, Caixa Econômica FederalResumo
A crise decorrente da pandemia de coronavírus alcançou maiores proporções no Brasil em março de 2020, projetando cenários desafiadores do ponto de vista sanitário e político-econômico. No mês subsequente foi criado o Auxílio Emergencial, além de uma série de medidas temporárias com o intuito de suprir as necessidades dos cidadãos e continuar movimentando a economia do país. A Caixa Econômica Federal foi escolhida como o banco responsável pela operacionalização dos pagamentos aos beneficiários. A necessidade de isolamento social levou a Instituição a criar uma plataforma de movimentação de contas sociais digitais, administrada dentro do aplicativo Caixa Tem, no qual os beneficiários poderiam realizar uma série de transações financeiras. Diante deste contexto, este artigo tem como objetivo avaliar a implementação do Caixa Tem sob a perspectiva da inovação na prestação do serviço público. A pesquisa se deu através de um levantamento documental e de entrevistas, demonstrando que o aplicativo possibilitou que o atendimento aos beneficiários fosse realizado de forma digital, viabilizando também o atendimento presencial necessário aos que não tinham acesso à tecnologia. O principal achado dessa pesquisa sugere que a Caixa apresentou uma relevante inovação na prestação do serviço de pagamentos de benefícios emergenciais, destacando-se a operação digital bem sucedida e relevante contribuição para o processo de bancarização de parcela da população brasileira até então desassistida pelo mercado financeiro.