Dos Bancos Tradicionais aos Digitais: quais riscos corporativos os bancos brasileiros enfrentam ao investirem em Fintechs?

Autores

  • Ana Paula Alves Freire de Carvalho

Resumo

Atualmente, no segmento bancário, muito se fala sobre as novas tecnologias como um diferencial competitivo. Entretanto, quanto mais inovadora é a solução, maior é o risco que a instituição está exposta ao escolher uma proposta inédita. Neste sentido, revela-se a questão abordada neste trabalho: quais riscos corporativos os bancos brasileiros digitais e tradicionais estão sujeitos ao investirem em fintechs? A compreensão deste assunto provoca uma reflexão que envolve a viabilidade de investimento atrelada aos riscos corporativos decorrentes das decisões. Para isso, este artigo analisou o comportamento de riscos dos quatro maiores bancos tradicionais e dos doze bancos digitais brasileiros. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, foram coletados os dados disponibilizados pelas instituições nos relatórios divulgados na internet, em sites próprios, no período de 2015 a 2019. Empregando estatística descritiva, os dados consolidados proporcionaram o mapeamento dos riscos corporativos do público amostral. Os principais resultados indicam que a gestão de riscos promovidas pelos bancos procuram, estritamente, atender às regulamentações do Banco Central, confrontando com o principal pilar do Gerenciamento de Riscos. Além disso, a negligência no acompanhamento das ocorrências e o inadequado dimensionamento do impacto desses riscos para as organizações, tornam o investimento em fintechs uma operação arriscada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-26

Como Citar

Alves Freire de Carvalho, A. P. (2020). Dos Bancos Tradicionais aos Digitais: quais riscos corporativos os bancos brasileiros enfrentam ao investirem em Fintechs?. Caderno Virtual, 1(46). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/cadernovirtual/article/view/4158

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos