Responsabilidade Civil das Celebridades Digitais na Publicidade do Instagram

Autores

  • Maíra Moura Barros Henrique

Resumo

O presente trabalho tratou do tema da responsabilidade civil dos influenciadores digitais, considerados celebridades digitais, em razão do papel social que exercem em contrapartida ao capital de visibilidade que agregam à sua imagem no momento em que transformam seu perfil no instagram em plataforma de publicidade. O objetivo central do trabalho foi de verificar se há a responsabilização dos influenciadores digitais pela publicidade que exercem em seus perfis quando não há a identificação de publicidade paga. Adotou-se como metodologia de pesquisa o método indutivo, partindo da premissa maior de que as plataformas publicitárias não integram a cadeia de consumo e chegando à particular do caso de espaço publicitário dos perfis de instagram. O objetivo específico do trabalho foi o de, após a identificação do papel social do influenciador digital e o dever de zelo da informação divulgada atribuir a devida responsabilidade civil como resposta a prevenção de dano social. Concluiu-se pela existência de responsabilidade civil com a possibilidade de penalização no caso de ausência de informação quanto ao espaço publicitário em caráter preventivo.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Moura Barros Henrique, M. (2020). Responsabilidade Civil das Celebridades Digitais na Publicidade do Instagram. Caderno Virtual, 1(46). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/cadernovirtual/article/view/4162

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos