Políticas Editoriais

PERIODICIDADE

A Revista Brasileira de Gestão Pública (RBGP) tem periodicidade semestral com publicações ao final dos meses de junho e dezembro.

 

IDIOMAS

A RBGP publica trabalhos em língua portuguesa, inglesa e espanhola. 

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Desde o início das atividades da RBGP, esta revista oferece acesso livre imediato a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Análise Prévia pelo Comitê Executivo (desk review)

Todos os artigos passam por uma análise prévia realizada pelo Comitê Editorial (Editor-chefe; Editor-adjunto; e, Editores-associados), que verifica o atendimento às Diretrizes para Autores e Autoras e submete os manuscritos a uma verificação de plágio e autoplágio. Caso não tenham sido atendidas as diretrizes, ou detectado plágio, o artigo será arquivado, sem prejuízo da possibilidade de uma nova submissão.

Cumpridas as diretrizes, o artigo passa para uma segunda análise do Comitê Editorial, para verificar a adequação do texto à linha editorial da revista, assim como seu caráter inovador e inédito. Em caso de rejeição, os autores são informados da decisão e o artigo será arquivado.  

Desta forma, os artigos recebidos pela RBGP possuem dois filtros de triagem antes de iniciar a fase de avaliação, quais sejam:

1) Triagem inicial/formal: refere-se à análise das normas e diretrizes para autores, realizada pelo Comitê Editorial. Nesta fase o artigo pode ser rejeitado caso não as cumpra; e,

2) Triagem de qualidade: cabe ao Comitê Editorial e, eventualmente, a alguns membros do Conselho Editorial (especialistas da área), analisarem a proposta do artigo em relação a linha editorial da RBGP, o que implica em uma análise de conteúdo.

A estimativa de prazo na etapa do desk review é de 7 dias.

 

Processo de Avaliação por Pares (double-blind peer review) 

Caso aprovado pelo Comitê Executivo, o artigo é remetido a pareceristas anônimos/as para a avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, de acordo com o processo conhecido como double-blind peer review

Os artigos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:

1) Metodológicos: esclarecimento do problema que pretende abordar; desenvolvimento coerente com os objetivos a que se propõe; esclarecimento quanto às opções metodológicas. Também será considerado o ineditismo e a inovação da(s) hipótese(s) de trabalho;

2) Teóricos: utilização adequada da base teórica; reflexão sobre o estado atual do conhecimento na área, contendo referências pertinentes e atualizadas;

3) Contribuições dos Resultados e Discussões: se os achados da pesquisa fornecem contribuições relevantes para o avanço na compreensão de determinado fenômeno investigado no trabalho; e,

4) Éticos: referência a informações duvidosas em seu conteúdo ou nas referências às fontes citadas.  

Os(as) avaliadores emitem pareceres com recomendações e seguinte posicionamento:

1) Favorável à publicação do artigo;

2) Favorável à publicação do artigo desde que feitas as alterações sugeridas;

3) Não favorável à publicação do artigo. 

A estimativa de prazo na etapa do double-blind peer review (primeiros pareceres dos examinadores) é de 28 dias.

 

Avaliação Posterior pelos Editores

Após avaliação por pares, os editores analisam os pareceres emitidos e categorizam os artigos em:

1) Aceito;

2) Revisões requeridas; e/ou,

3) Rejeitado.

O artigo rejeitado será arquivado e o parecer enviado ao autor. 

Os artigos aceitos ou parcialmente aceitos serão enviados aos autores para que possam melhorá-los de acordo com as orientações do parecer e dos editores. Feitas as alterações, os editores analisarão as mudanças e decidirão se o artigo necessita de novas avaliações por pareceristas ou novas alterações. Esta etapa tem por finalidade o maior aprimoramento do texto em diálogo com os editores e pareceristas. 

A avaliação positiva do artigo não implica em publicação pela RBGP. 

 

Decisão Final dos Editores 

Após esgotamento da fase anterior, os editores emitem decisão final sobre o artigo que poderá ser:

1) Aceito para publicação; ou,

2) Rejeitado.

No último caso, o artigo será arquivado e o parecer enviado aos autores. 

A decisão final de aceite do artigo, por sua vez, não implica publicação automática, que ficará sujeita ao juízo de conveniência dos editores, com base no estado atual da linha editorial da revista, o tema do artigo e seu ineditismo. Além disso, antes de ser considerado para publicação, o artigo será submetido a uma nova conferência de plágio e autoplágio.