Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 4.1 Condições prévias para submissão

       a) O artigo está assinado por, no máximo, 03 (três) autores/as. Caso este número seja ultrapassado, é necessário justificar, no campo “Comentários do Autor”, a participação de cada autor/a no texto; 

       b) O/A responsável pela submissão do artigo está devidamente cadastrado/a no Portal de Periódicos do IDP como autor/a;

       c) Todos os metadados dos autores e autoras foram inseridos no momento da submissão do artigo (incluindo nome completo, e-mail para contato, Open Researcher and Contributor ID (ORCID), Instituição/Afiliação, país e resumo da biografia);

    Para inserir o ORCID em nossa plataforma, basta retirar a letra “s” do protocolo HTTP do link (e.g. http://orcid.org/XXXX).

       d) Todos os metadados referentes ao artigo foram inseridas na plataforma de submissão, notadamente: título, resumo, palavras-chave, contribuições e agências de fomento (se houver) e referências bibliográficas. 

    4.2. Requisitos de formatação do manuscrito

       a) Arquivo no formato .doc, ou em formato compatível com o Microsoft Word, do pacote Office, sem ultrapassar o tamanho máximo de 2MB;

       b) O manuscrito possui de 10 (dez) a 30 (trinta) páginas;

       c) A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista;

       d) Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 para o texto corrido;

       e) Fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples e recuo de 4.0cm da margem esquerda para citações diretas com mais de 3 linhas;

       f) Títulos em caixa alta, alinhados à esquerda e em negrito; Subtítulo com apenas a primeira letra em caixa alta.

       g) Título e resumo em língua estrangeira (preferencialmente, em inglês);

       h) Resumo informativo, no idioma do texto, de até 250 palavras, que apresente concisamente seu problema, objeto de estudo, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;

       i) Após o resumo, deve constar uma relação de palavras-chave (palavras ou expressões que expressem as ideias centrais do texto), as quais possam facilitar posterior pesquisa ao trabalho. As palavras-chave são separadas entre si por ponto e vírgula;

       j) As citações do texto devem ser apresentadas ao longo do artigo, em sistema autor-data, conforme modelo previsto pela ABNT;

    k) As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, organizadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda, conforme NBR6023 (ABNT, 2018).

    O descuprimento de quaisquer das condições expostas acima acarretará a rejeição sumária do artigo no processo de desk review

    5. É garantido à RDA o direito de realizar revisões gramaticais e adequações no artigo que garantam fidelidade às normas disciplinadas pela ABNT.

     

Diretrizes para Autores

  1. 1. Somente serão aceitos artigos inéditos, os quais serão submetidos ao double blind review, como previsto na Seção “Políticas” desta plataforma. 

    2. A publicação dos artigos enviados não implicará remuneração a seus/suas autores/as.

    3. As opiniões emitidas pelo/a autor/a em seus artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

     

     

  2. I - Elementos gerais


    • As margens do documento devem ser padronizadas conforme o modelo ABNT: 3cm para as margens superior e esquerda e 2cm para as margens inferior e direita.
    • Todo o texto deve estar em fonte Times New Roman tamanho 12.

    II - Elementos pré-textuais


    • Todos os títulos dos artigos devem ser dispostos em letras maiúsculas (Caps Lock) e em negrito.
    1. Os títulos que tiverem menos de uma linha completa devem ser centralizados.
    2. Os títulos que tiverem mais de uma linha completa devem ser justificados e espaçados com espaçamento simples (1,0pt)
    3. Caso o título em português tenha mais de uma linha e a tradução para o inglês não, os dois deverão ser justificados de acordo com a regra do inciso II.
    1. O título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira deve ser separado do título em português  por uma linha em espaçamento simples (1,0pt).
    • Abaixo do título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira, deve haver o nome do(s) autor(es) justificado(s) à direita, não-negritados, sem qualquer forma de destaque, em minúsculo e com espaçamento simples (1,0pt).
    1. O nome do primeiro (ou único) autor do texto deve estar separado do título em língua estrangeira por duas linhas em branco com espaçamento simples (1,0pt).
    2. No caso de mais de um autor do texto, cada um deles deve ser colocado em linhas separadas.
    3. Deve haver, à direita do nome de cada um do(s) autor(s), um indicativo numérico (não podendo, pois, vir em forma de asterisco) da nota de rodapé correspondente onde deverão constar as qualificações de cada autor.
    1. As qualificações de cada autor devem estar em nota de rodapé, com espaçamento simples (1,0pt) com fonte Times New Roman em tamanho 10.
    • Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) deve haver um resumo do artigo, cujo título deverá ser colocado na mesma linha do texto, separado dele por dois pontos, em negrito, em caixa baixa e em espaçamento simples (1,0pt).
      (Exemplo: Resumo: o presente artigo…).
    1. O resumo deve ser separado do nome do último (ou único) autor por duas linhas em branco em espaçamento simples (1,0pt).
    2. A primeira letra do corpo do resumo deve, obrigatoriamente, ser em minúsculo, com exceção dos resumos que comecem com substantivos próprios que exijam que a palavra comece com letra maiúscula.
    • Abaixo do resumo do artigo, deve haver um compilado de palavras-chave do texto seguindo o mesmo modelo de disposição do título do resumo: na mesma linha do texto, separado dele por dois pontos, em negrito, em caixa baixa e com espaçamento simples (1,0pt).
      (Exemplo: Palavras-chave: palavra; palavra; palavra.
    1. As palavras-chave devem ser separadas do resumo por uma linha em branco em espaçamento simples (1,0pt).
    2. As palavras chave devem ser divididas entre si por ponto e vírgula (;), começando, todas elas, com letras minúsculas, salvo se substantivos próprios que exigem que a palavra comece com letra maiúscula.
    • Abaixo das palavras-chave deve haver um abstract, isto é, um resumo em língua estrangeira que, por simetria, deve respeitar as mesmas normas de padronização do resumo na língua do artigo, não devendo, pois, ser posto em itálico.
      (Exemplo: Abstract: the purpose of this article…).
    1. O abstract deve estar separado das palavras-chave por duas linhas em branco em espaçamento simples (1,0pt).
    • Abaixo do abstract deve haver o correspondente às palavras-chave em língua estrangeira, isto é, as keywords, que devem seguir as mesmas regras de padronização de suas correlatas em língua padrão do texto, não devendo, pois, serem postas em itálico.
      (Exemplo: Keywords: word; word; word.)
    1. As keywords devem ser separadas do abstract por uma linha em branco em espaçamento simples (1,0pt).
    • Abaixo das keywords deve haver um sumário do texto, cujo título, seguindo a mesma regra de que se valeram o resumo e as palavras-chave e seus correlatos em inglês, isto é: colocados na mesma linha do início do corpo do sumário, separado dele por dois pontos, em minúsculo, em negrito e com espaçamento de 1,5pt.
      (Exemplo: Sumário: Introdução. 1. Título primeiro. 2. Título segundo. 2.1. Primeiro subtítulo do título segundo. Conclusão)
    1. O sumário deve ser separado das keywords por duas linhas em branco em espaçamento simples (1,0pt).
    2. O sumário deve mencionar tanto a introdução quanto a conclusão, sem, no entanto, enumerá-los.
    1. Os artigos que trouxerem sinônimos como “considerações iniciais” ou “considerações finais” devem ser alterados para o uso dos termos “introdução” e “conclusão”.
    1. Os títulos e subtítulos mencionados no sumário devem ser separados entre si por ponto (.).

    III - Elementos textuais


    • Todo o corpo do texto deve ser justificado e ter espaçamento de 1,5pt.
    • Todos os parágrafos do corpo do texto devem ter um recuo de 1,25 cm da margem da página.
    • Todos os títulos do texto devem estar na mesma fonte do corpo do texto - Times New Roman - em tamanho padrão - 12pt. Os títulos devem ser postos em maiúsculo, em negrito e ter espaçamento simples (1,0pt).
    1. Todos os títulos do corpo do texto devem ser separados dos elementos anteriores e dos posteriores por duas linhas em branco em espaçamento simples (1,0pt), isto é, duas para cima e duas para baixo.
    2. A introdução e a conclusão do artigo, embora títulos, não devem ser parte da ordem numérica dos títulos do texto. Devem ser colocadas com recuo de parágrafo (1,25 cm).
    3. O marcador (número) que o classifica deve ser rente à margem esquerda do documento (ou seja, com recuo de 0 cm), enquanto que o texto do marcador  - o título em si - deve estar separado do marcador por um recuo de 1,25cm, ou seja, correspondente ao recuo padrão dos parágrafos.
    • Os subtítulos, embora também em negrito, subdestacam-se pelo uso de letras minúsculas e se diferenciam também pelo espaçamento de 1,5pt que devem ter. 
    1. Os subtítulos devem ser separados dos elementos precedentes por duas linhas em espaçamento simples (1,0pt) e separados por nenhuma linha em branco entre ele e os elementos que se seguem.
    1. Compensam-se as linhas do subtítulo que vier logo abaixo de um título, sem que sejam separados por texto, hipótese em que ficarão divididos, ambos, por duas linhas em branco em espaçamento simples (1,0pt).
    1. O marcador dos subtítulos deve ser composto por dois números: o primeiro deles corresponde ao título que ele propõe subdividir, o segundo, à ordem numérica dos subtítulos daquele título.
    1. O marcador (número) dos subtítulos deverá ter recuo de parágrafo (1,25cm), seguido logo depois pelo texto do subtítulo, não recuado do marcador.
      (Exemplo: - espaço do parágrafo - 1.1. Subtítulo I).
    • Todas as citações diretas que possuam mais de 3 linhas, de acordo com o modelo ABNT, devem ser postas com recuo de 4cm à esquerda tanto para a primeira quanto para as demais linhas, em fonte Times New Roman tamanho 10, com espaçamento simples (1,0pt).
    1. Todas as citações desta espécie deverão ser separadas do texto antecedente e por uma linha em espaçamento simples (1,0pt) e por outra linha em espaçamento simples (1,0pt) do texto que se seguir. Todas essas linhas de espaçamento devem ter tamanho equivalente às de texto com fonte de tamanho 12.
    2. As citações diretas desse modelo não deverão ser circunscritas por aspas no início e ao fim.
    3. As indicações bibliográficas desse tipo de citação devem vir logo após o ponto que encerra a citação, em fonte de mesmo tamanho, na mesma seção recuada.
    • Todas as indicações bibliográficas de quaisquer citações colocadas no texto devem ser colocadas ao longo dele, seguindo o modelo (AUTOR-DATA-PÁGINA), devendo ser
    1. As indicações bibliográficas do texto de comentário nas notas de rodapé devem ser indicadas logo ao seu fim, seguindo sua formatação típica como texto de nota de rodapé, mas seguindo o modelo (AUTOR-DATA-PÁGINA).
    2. As notas de rodapé devem ser colocadas com fonte Times New Roman tamanho 10 e em espaçamento simples (1,0pt).
    • As imagens e os gráficos, nos textos que a tiverem, devem ser centralizados na página.

    IV - Elementos pós-textuais


    • Ao fim do corpo do texto, separado por duas linhas em espaçamento simples (1,0pt), deve constar o título “referências” em maiúsculo, em negrito, em espaçamento simples e sem recuo para a margem da página. Este título deverá, também, ser separado dos elementos que venham a seguir por duas linhas em espaçamento simples (1,0pt)
    1. O artigo que trouxer sinônimos como “referências bibliográficas” deve ser alterado, para o bem da uniformização entre os textos, de modo a utilizar o termo “referências”.
    2. Todas as referências devem seguir o modelo ABNT para a espécie que assumem (livro, artigo, site, etc.) sendo o título da obra sempre em negrito, mantendo os elementos que se seguem - os dois pontos que separam o título do subtítulo (se houver) e o subtítulo (se houver) em si) -não-negritados.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os autores, ao submeterem seus artigos, declaram que os artigos/obras são de sua própria autoria e que o material de terceiros eventualmente usado é referenciado e empregado de modo legítimo. Não será admitido plágio, falsificação ou fabricação de dados.