ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TÉCNICA DOS INSUMOS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autores

  • Thiago Costa
  • Miriã Paiva
  • Leonardo Neves Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Este estudo tem por objetivo construir um conjunto de indicadores de eficiência técnica dos insumos escolares das escolas municipais brasileiras. A abordagem econométrica foi baseada em um modelo de fronteira estocástica. Com base no teste de Língua Portuguesa da Prova Brasil para os anos de 2009 e 2011, estimou-se uma função de produção educacional, regredindo as médias das notas em português contra um conjunto de insumos de controle direto da escola, obtido por meio de questionários aplicados aos diretores e professores das instituições de ensino. Os resultados revelaram que as escolas apresentaram bons indicadores de eficiência na alocação dos insumos controlados por elas, com pontuação acima de 90%. Além disso, observou-se que cerca de 75% da variabilidade do desempenho médio das escolas no teste de português pode ser atribuída a fatores extracurriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Costa, T., Paiva, M., & Neves, L. (2023). ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TÉCNICA DOS INSUMOS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Boletim Economia Empírica, 3(11). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/bee/article/view/7196

Edição

Seção

Artigos