v. 1 n. 40 (2017): PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IDP

APRESENTAÇÃO

             O Instituto Brasiliense de Direito Público tem se consagrado, ao longo dos anos, como grande incentivador e propulsor da pesquisa científica no meio acadêmico em todos os níveis de ensino (graduação, especialização e mestrado).

            Por esse motivo, o aluno do IDP, desde o início de sua formação, conta com professores que buscam estimular a escrita científica como forma de alimentar uma postura crítica e reflexiva a respeito das temáticas trabalhadas em sala de aula.

            Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado reflete a produção dos discentes do primeiro semestre do curso de Administração Pública, período letivo de 2017.1, fruto de uma pesquisa realizada na disciplina de Leitura e Produção de Textos I, ministrada pela professora Doutora Olívia Rocha Freitas, que objetivou analisar o texto literário sob a perspectiva crítica de diversas áreas do conhecimento.

            Todos os alunos realizaram a leitura do texto “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, e, posteriormente, relacionaram seu conteúdo com a Administração Pública (princípios da Administração Pública), o Direito (princípios constitucionais e o poder constituinte), a Linguística (formas de tradução do texto literários), a Sociologia (o impacto do poder totalitário) entre outras fontes.

            O livro, um clássico da literatura publicado em 1945, serviu de base para inúmeras discussões que são, ainda hoje, bastante atuais, tornando enriquecedor o conteúdo da disciplina. Embora todos os alunos tenham produzido um artigo científico, só foi possível trazer a produção de seis desses para publicação.

            Desde já agradeço a disponibilidade de todos os discentes que participaram desse processo de construção do aprendizado e a oportunidade de gerar conhecimento compartilhado, cuja relevância e efeitos são capazes de transformar a perspectiva de todos nós em reação ao mundo. 


Olivia Rocha Freitas

Professora Doutora e pesquisadora

Coordenadora da obra

 

 

Publicado: 2017-09-21