v. 1 n. 41 (2018): TRABALHOS ACADÊMICOS EDB 2017

APRESENTAÇÃO


Julia Maurmann Ximenes

Janete Ricken Lopes de Barros

 

A Escola de Direito de Brasília/EDB inaugurada em 2011 vem obtendo destaque nos diversos processos avaliativos do MEC e no exame de ordem. Vários fatores contribuem para esse sucesso, tais como, o corpo de professores altamente qualificados, uma metodologia de ensino moderna, a internacionalização da Escola, a estrutura física, a qualidade dos alunos e o engajamento da comunidade acadêmica.

A EDB implementa diversos mecanismos de apoio e incentivo à pesquisa e à produção de conhecimento. Visa, especialmente, a formação de alunos reflexivos, capazes de resolver efetivamente problemas da sociedade.

Nessa esteira, a presente obra compila algumas monografias indicadas à publicação nas bancas de Trabalho de Conclusão de Curso e demais trabalhos elaborados pelos alunos da graduação em Direito que concluiram o curso no segundo semestre de 2017. Os alunos EDUARDO SOUSA PACHECO CRUZ SILVA, KAREN FRANÇA DE OLIVEIRA, LUÍZA RIBEIRO DE MENEZES SOUZA, VIVIANNE VICINO FRANÇA e VICTOR TADEU ANTUNES ARAUJO escolheram temas bastante variados e atuais, preparando pesquisas de inegável qualidade e que oferecem importante contribuição para variadas áreas do direito.

Cuida-se de trabalhos elaborados por um rol de estudantes extremamente talentoso, ético e responsável, que nos enche de orgulho, orientados pelo destacado corpo de professores da EDB: Paulo Gonet, Paulo Mendes, Guilherme Pereira Pinheiro, Soraia Mendes e Daniel Falcão.

O presente espaço demonstra que a Escola de Direito de Brasília está no caminho certo, focando em ensino e pesquisa do mais alto nível e formando um ambiente acadêmico moderno, qualificado e vibrante. Desnecessário dizer que o nosso maior ativo e a razão de nossas conquistas são os nossos alunos e professores.

É, então, com grande satisfação que apresentamos esta edição do Caderno Virtual da graduação de Direito da EDB/IDP "Turma I/2013”, desejando a todos uma ótima leitura!

Publicado: 2018-03-02

Edição completa