Processo de Avaliação pelos Pares

O Boletim mantém as submissões abertas para publicação de artigos (nos formatos de artigo de pesquisa aplicada, reflexão teórica, resenhas de livros e entrevistas) em fluxo contínuo. Podem ser organizados pelo conselho editorial dossiês temáticos, com chamadas específicas para a submissão.

A avaliação dos trabalhos submetidos será cega no caso de artigos em fluxo contínuo e dossiê. No caso de resenhas e entrevistas, assim como em submissões por convite, a avaliação será simples, verificando a adequação das Diretrizes para Autoras e Autores e controle de plágio e autoplágio.

Todos os artigos passam por uma análise prévia realizada pelo Comitê Executivo da revista, que verifica o atendimento às Diretrizes para Autores e Autoras e submete os manuscritos a uma verificação de plágio e autoplágio. Caso não tenham sido atendidas as diretrizes, ou detectado plágio, o artigo será arquivado, sem prejuízo da possibilidade de uma nova submissão.

Cumpridas as diretrizes, o artigo é analisado pelos Editores, em diálogo com o Comitê Editorial, para verificar a adequação do texto à linha editorial da revista, assim como seu caráter inovador e inédito. Em caso de rejeição, os autores são informados da decisão e o artigo será arquivado.  

Caso aprovado pelo Comitê Executivo, o artigo é remetido a pareceristas anônimos/as para a avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, assim como a recomendação de adequações de literatura e argumento. O processo será às cegas com um parecer simples (single blind review).