O COMÉRCIO INTERNACIONAL DIGITAL NA INICIATIVA CINTURÃO E ROTA: OPORTUNIDADES DE COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E CHINA

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Resumen

O artigo trata do comércio digital na Belt and Road Initiative (BRI) e como ele pode fomentar e melhorar a relação comercial entre Brasil e China. Comércio digital ou digital trade é definido como a produção, distribuição, venda e entrega de bens e serviços por meios eletrônicos. O comércio internacional digital é impulsionado pelo fluxo de dados transfronteiriços, o que cria oportunidades para empresas em países emergentes entrarem nos mercados globais pela primeira vez. No entanto, as regulamentações desatualizadas e desordenadas criam barreiras para esse tipo de comércio. O artigo analisa a natureza e a extensão dessas mudanças e os impactos na relação sino-brasileira, bem como a BRI pode ser usada para fomentar a criação de políticas que promovam a inovação e o comércio internacional digital. A metodologia científica utilizada é o método indutivo, que analisa textos legais e infralegais da BRI, bem como literatura recente sobre o tema. A pesquisa conclui que a BRI pode criar um ambiente favorável para a inovação e o comércio digital, mas isso exige políticas coordenadas, comércio livre e conectividade, além de evitar regulamentações divergentes que possam prejudicar o fluxo de dados transfronteiriços.

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Biografía del autor/a

Gabriel Araújo Souto, Tsinghua University

Mestrando em Relações Globais pela Tsinghua University (Schwarzman Scholar). Bacharel em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) com formação complementar pela Columbia Law School e Antonin Scalia Law School. 

Publicado

2023-04-21

Cómo citar

Araújo Souto, G. (2023). O COMÉRCIO INTERNACIONAL DIGITAL NA INICIATIVA CINTURÃO E ROTA: OPORTUNIDADES DE COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E CHINA. Revista De Direito E Atualidades, 2(5). Recuperado a partir de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/rda/article/view/7061