Portal de Periódicos do IDP


O IDP é reconhecido pela excelência de suas iniciativas no ensino de pós-graduação (stricto e lato sensu), graduação, extensão universitária e aperfeiçoamento profissional nas áreas de Direito e Administração Pública. Ao longo de duas décadas de existência e efetivo funcionamento, o IDP tem realizado pesquisas de alto nível em tais áreas, além de outras atividades conexas a esse trabalho, ou dele decorrentes. E, mais recentemente, consolidou-se como Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa também nas áreas de Economia, Comunicação e Negócios.

As publicações periódicas do IDP têm origem nas pesquisas realizadas e orientadas pela comunidade acadêmica do Instituto. A análise crítica e a nova visão dos autores sobre as mais diversas questões em pauta dão lugar a matérias de valor técnico-científico, que, por serem relevantes, são encaminhadas para publicação em livros e revistas.

Consulte o Portal de Periódicos do IDP e tenha acesso aos sumários, resumos e artigos das principais publicações do Instituto.

Revistas

  • Revista Debates em Economia Aplicada – REDEA

    Revista Técnica voltada à divulgação de resultados preliminares de estudos e pesquisas aplicados em desenvolvimento por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) com o objetivo de estimular a produção e a discussão de conhecimentos técnicos relevantes na área de Economia.

    Convidamos a comunidade acadêmica e profissional a enviar comentários e críticas aos autores, visando o aprimoramento dos trabalhos para futura publicação. Por seu propósito se concentrar na recepção de comentários e críticas, a Revista Debates em Economia Aplicada não possui ISSN e não fere o ineditismo dos trabalhos divulgados.

  • IDP Law Review

    A IDP Law Review é um boletim semestral, de livre acesso, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. 

    A publicação tem como objetivo a divulgação de trabalhos de produção discente e de alumni do programa, assim como o fortalecimento de redes de pesquisa com outros programas de pós-graduação em Direito e áreas afins.

  • Revista Debates em Administração Pública – REDAP

    A Revista Debates em Administração Pública – REDAP é uma publicação seriada que divulga resultados preliminares de estudos e pesquisas de docentes, discentes, egressos e pesquisadores do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP, com o objetivo de estimular a produção e a difusão de conhecimento técnico aplicado relevante na área de Administração Pública.

    Deste modo, a REDAP possui importante missão institucional no PPG que é a de qualificar os artigos oriundos das dissertações defendidas no programa visando a submissão posterior a periódicos ranqueados no Qualis/Capes. Este caráter de “working paper” ou “texto para discussão” diferencia a REDAP das revistas científicas que buscam divulgar o progresso científico, uma vez que seu foco é menos acadêmico e mais nas discussões governamentais, pontuando os avanços, oportunidades e desafios da gestão pública brasileira.

    Por seu propósito se concentrar na recepção de comentários e críticas, a Revista Debates em Administração Pública – REDAP não possui ISSN e não fere o ineditismo dos trabalhos divulgados. Os textos publicados na REDAP têm caráter aplicado e técnico, com foco na ampla exposição para o mercado e a sociedade, encontrando-se, dessa forma, disponíveis para acesso e download gratuito no formato PDF. Acesse: https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/redap/

    Por fim, as opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade dos autores, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do IDP. Qualquer citação aos trabalhos desta Revista só é permitida mediante autorização expressa do(s) autor(es).

  • REGEN Revista de Gestão, Economia e Negócios

    A Revista de Gestão, Economia e Negócios - REGEN - é o periódico científico da Escola de Gestão, Economia e Negócios do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. Com processo de submissões contínuas e periodicidade semestral, possui interesse em artigos originais, nos idiomas português e inglês e que abordem os temas correlatos à gestão, economia e negócios.

  • Direito Público

    A Revista Direito Público (RDP) é o periódico oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Com foco em temas relacionados ao campo do Direito Público, mas também a assuntos transversais, os quais são interpostos pela publicação de dossiês com temáticas específicas. A revista objetiva ser um espaço de atualização científica constante para a comunidade acadêmica.

    Atualmente, está classificada sob o Qualis A1 (Capes), tem periodicidade trimestral, observa um fluxo contínuo de submissão de manuscritos, com publicação em língua portuguesa, inglesa, espanhola, alemã e italiana.

     

    The Public Law Journals (RDP) is the official periodic of the Stricto Sensu Postgraduate Program in Constitutional Law of the Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP/DF). Focusing on topics related to the field of Public Law, also covering cross-cutting issues, which are brought forward by the publication of thematic dossiers.

    At the moment, it is classified under Qualis A1 (Capes),has a quarterly frequency, observes a continuous flow of manuscript submission, with publication in Portuguese, English, Spanish, German and Italian.

  • Caderno Virtual

    A revista Caderno Virtual visa proporcionar um espaço de divulgação de teses e de ideias no âmbito do Direito, da Economia e da Administração Pública, promovendo o debate qualificado acerca de temas relevantes da pesquisa científica envolvendo temas interdisciplinares. Trata-se de uma revista com periodicidade quadrimestral destinada a publicar trabalhos de qualidade científica para fomentar o debate acadêmico. O Caderno Virtual objetiva, ainda, ser um espaço de atualização bibliográfica constante para a comunidade acadêmica do IDP e do país. O escopo editorial da revista passa a contemplar as seguintes linhas de pesquisa: a) Processo, Jurisdição Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais; b) Direito Privado e Constituição; c) Gestão Governamental e Políticas Públicas e d) Economia, Finanças e Desenvolvimento.

  • Boletim Economia Empírica

    O Boletim Economia Empírica é o periódico oficial do Grupo de Pesquisa Economia Empírica, ligado aos Programas de Mestrado em Economia e Administração Pública do IDP. A partir de 2022, a publicação ocorre semestralmente, contendo artigos, working papers, ensaios, textos para discussão e pareceres técnicos enxutos sobre os diversos temas que possuam interface com a Ciência Econômica. Os interesses são em publicações inéditas e atuais, servindo como meio de divulgação da produção científica interna e externa ao IDP.