O Princípio da Publicidade no Processo Penal, Liberdade de Imprensa e a Televisão: uma Análise Transdisciplinar

Autores

  • BERNARDO MONTALVÃO VARJÃO DE AZEVÊDO UFBA

Palavras-chave:

Princípio da publicidade, liberdade de imprensa, processo penal, análise transdisciplinar, sociedade contemporânea.

Resumo

A publicidade é valor caro à democracia. A publicidade é redimensionada na sociedadepós-moderna contemporânea. A publicidade cria uma realidade virtual mais real do que a real. Apublicidade invade os lares e redesenha, por meio da tecnologia, a sociedade fluida, heterogênea,complexa, paradoxal e consumerista atual. A publicidade é amplificada pelas ondas do rádio, artificializadapor meio dos sinais da televisão e “globalizada” por meio da Internet, a qual insere o homem nociberespaço, cria a aparência de inclusão para o excluído; constrói, destrói e reconstrói o significadode democracia; transforma o homem em produto descartável.

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Biografia do Autor

BERNARDO MONTALVÃO VARJÃO DE AZEVÊDO, UFBA

Mestre em Direito Público pela UFBA – Universidade Federal da Bahia (Linha de Limites doDiscurso com a dissertação: O ato de decisão judicial – Uma irracionalidade disfarçada), Pós--Graduado em Ciências Criminais pela Fundação Faculdade de Direito vinculada ao Programade Pós-Graduação da UFBA, Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador– UCSAL, Professor de Direito Penal da Universidade Salvador – UNIFACS, Professor de ProcessoPenal da Universidade Católica do Salvador – UCSAL, Professor Convidado da FundaçãoEscola Superior do Ministério Público da Bahia – FESMIP, Analista Previdenciário da ProcuradoriaFederal Especializada do INSS. Autor do livro: A Importância dos Atos de Comunicaçãopara o Processo Penal Brasileiro: o Esboço de uma Teoria Geral e uma Análise Descritiva. Áreade dedicação e pesquisa: Direito Penal, Direito Processual Penal, Hermenêutica Jurídica eFilosofia do Direito.

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Como Citar

AZEVÊDO, B. M. V. D. (2012). O Princípio da Publicidade no Processo Penal, Liberdade de Imprensa e a Televisão: uma Análise Transdisciplinar. Direito Público, 8(36). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/1837