O Estado Atuante e o Fantasma do Autoritarismo

Autores

  • ROBERTO TORRO ZANDONÁ Centro Universitário Toledo de Araçatuba/SP

Palavras-chave:

Estado Social de Direito, Estado Democrático de Direito, Constituição, direitos fundamentais, políticas públicas, autoritarismo.

Resumo

O presente artigo se debruça sobre a temática dos principais desafios contemporâneosdo Estado Social de Direito no Brasil, sendo este desdobramento lógico-jurídico do Estado Democráticode Direito, princípio basilar previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de1988. Para tanto, com vistas a confrontar realidade e teoria, foi utilizada análise bibliográfica dasdoutrinas jurídica, política, histórica e sociológica, nacionais e estrangeiras. Neste sentido, a análiseda estrutura constitucional brasileira, da jurisprudência do Tribunal Constitucional e das políticas deimplementação dos direitos sociais, todas observadas sob seus aspectos históricos e sociológicos,se faz imprescindível. Constata-se que, entre problemas específicos como saúde, educação e acessoà justiça, prepondera o problema do possível desvio governamental das políticas sociais para oautoritarismo, tão presente no passado político brasileiro. Concluiu-se que o governo autoritário podeencontrar tanto na liberdade como na igualdade argumentos que lho justifiquem; contudo, a solideze independência das instituições estatais e a sociedade são os fatores determinantes do sucesso oudo fracasso de qualquer empreitada autoritária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROBERTO TORRO ZANDONÁ, Centro Universitário Toledo de Araçatuba/SP

Centro Universitário Toledo de Araçatuba/SP, Membro do Grupo de Pesquisa Sistema Interamericanode Proteção dos Direitos Humanos e a Internalização de suas Decisões, Estagiáriodo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Lotado na 2ª Vara Judicial da Comarca dePenápolis/SP.

Downloads

Como Citar

ZANDONÁ, R. T. (2013). O Estado Atuante e o Fantasma do Autoritarismo. Direito Público, 9(45). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/2083