O Conselho Nacional de Justiça Conforme o Supremo Tribunal Federal

Autores

  • ADERRUAN RODRIGUES TAVARES Instituto Brasiliense de Direito Público

Palavras-chave:

Conselho Nacional de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Poder Judiciário brasileiro.

Resumo

O presente artigo tem a intenção de pontuar os principais limites da atuação do ConselhoNacional de Justiça pela análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, quando julga os atosdo Conselho. Nesse diapasão, a criação do Conselho Nacional de Justiça, como órgão administrativodo Poder Judiciário, merece atenção, pois o julgamento da ADIn 3367/2004 revela, sobremaneira, osprincipais limites do CNJ, que vão sendo, em julgamentos posteriores, sedimentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ADERRUAN RODRIGUES TAVARES, Instituto Brasiliense de Direito Público

Assessor de Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Bacharel em Direitopelo UDF, Pós-Graduando em Direito Constitucional pelo IDP, Membro do Conselho AdministrativoEditorial da Revista Direito Público e Membro do Conselho Editorial da Revista CadernoVirtual, Integrante dos Grupos de Pesquisa do IDP: Democracia, Direitos Fundamentais e Cidadania,sob a Coordenação de Júlia Ximenes, e Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais,sob a Coordenação de Paulo Gustavo Gonet Branco.

Downloads

Como Citar

TAVARES, A. R. (2013). O Conselho Nacional de Justiça Conforme o Supremo Tribunal Federal. Direito Público, 9(47). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/2124