O Constitucionalismo Whig e os Limites do Estado de Direito

Autores

  • CHRISTIANE COSTA ASSIS PUC-MG

Palavras-chave:

Constitucionalismo, Estado de Direito, parlamento britânico.

Resumo

O objetivo do presente trabalho consiste em analisar a Constituição como mecanismode estabilidade dentro do constitucionalismo evolucionista cuja origem remonta à ideologia Whiginglesa. A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica, expondo-se alguns dos trabalhosmais relevantes sobre o tema. Como resultado, espera-se demonstrar que no contexto do Estado deDireito a Constituição é responsável por transformações, mas também deve proteger a sociedadecontra retrocessos, principalmente em relação aos direitos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CHRISTIANE COSTA ASSIS, PUC-MG

Advogada, Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em2010, Especialista em Direito Público pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia UniversidadeCatólica de Minas Gerais em 2011, Mestranda em Direito Público pela PontifíciaUniversidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Como Citar

ASSIS, C. C. (2013). O Constitucionalismo Whig e os Limites do Estado de Direito. Direito Público, 9(49). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/2201