STF: IDEIAS PARA TRANSFORMAÇÃO EM CORTE CONSTITUCIONAL

Autores

  • Emerson Ademir Borges de Oliveira Universidade de Marília

Palavras-chave:

1. Jurisdição Constitucional. 2. Tribunais Constitucionais. 3. Supremo Tribunal Federal

Resumo

A jurisdição constitucional é um dos pilares dos Estados Democráticos. A manutenção do federalismo e da concepção do próprio Estado dependem de um controle de constitucionalidade que possa proporcionar uma interpretação do texto constitucional de cunho efetivo. No Brasil, a preocupação contemporânea é com o papel que o Supremo Tribunal Federal tem exercido e a sua perspectiva no tocante ao seu dever fundamental de implementar o texto constitucional. Assim, o presente trabalho busca amparo no estudo do direito comparado para oferecer propostas de mudanças efetivas que possam transformar o STF em uma nítida Corte Constitucional, ao modelo kelseniano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Ademir Borges de Oliveira, Universidade de Marília

Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Professor Assistente Doutor nos cursos de Graduação e Mestrado em Direito na Universidade de Marília. Advogado.

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Estado, Sociedade e Direito: diagnósticos e propostas para o Brasil. Palestra de abertura da XXII Conferência Nacional dos Advogados, Rio de Janeiro, 20 out. 2014.

BAUM, Lawrence. A Suprema Corte Americana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BORGES DE OLIVEIRA, E. A. Ativismo judicial e controle de constitucionalidade: impactos e efeitos na evolução da democracia. Curitiba: Juruá, 2015.

________. O processo trabalhista e a coisa julgada inconstitucional: reflexos da Ação Declaratória de Constitucionalidade 16 na execução trabalhista. Revista de Direito Univille. Joinville, v.2, n.1, p. 58-67. 2012.

CAGGIANO, Monica Herman Salem. Democracia x constitucionalismo: um navio à deriva? Cadernos de Pós-Graduação em Direito: estudos e documentos de trabalho, v.1, p-5-23, 2011.

CANOTILHO, J. J. Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgang; STRECK, Lênio Luiz. Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013.

FERRAZ, Anna Candida da Cunha. A projeção da democracia participativa na jurisdição constitucional no Brasil: as audiências públicas e sua adoção no modelo concentrado de constitucionalidade. In: HORBACH, C. B.; ALMEIDA, F. D. M. de; AMARAL JÚNIOR, J. L. M. do; LEAL, R. S. (Org.). Direito constitucional, Estado de Direito e democracia. São Paulo: Quartier Latin, 2011. p. 75-120.

KELSEN, Hans. Jurisdição constitucional. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos fundamentais e controle de constitucionalidade: estudos de direito constitucional. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 28.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

________. Jurisdição Constitucional e Tribunais Constitucionais: garantia suprema da Constituição. São Paulo: Atlas, 2000.

O’BRIEN, David M. Constitutional law and politics. New York: W. W. Norton, 1991. v.2: Civil Rights and Civil Liberties.

TAFT, William Howard. Hearings before the House Committee on the Judiciary. 67th

Congress, 2d sess., 1922, 2.

TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. 11.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

URBANO, Maria Benedita. Curso de Justiça Constitucional: evolução histórica e modelos do controlo da constitucionalidade. 2.ed. Coimbra: Almedina, 2016.

Downloads

Publicado

2019-01-10

Como Citar

Borges de Oliveira, E. A. (2019). STF: IDEIAS PARA TRANSFORMAÇÃO EM CORTE CONSTITUCIONAL. Direito Público, 14(77). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/2767

Edição

Seção

Seção Especial – Teorias e Estudos Científicos