A REGULAÇÃO DA TRIBUTAÇÃO PUBLICITÁRIA NO ÂMBITO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA ANÁLISE À LUZ DA JURISDIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Autores

Resumo

O presente trabalho analisou a regulação da tributação publicitária no âmbito da realidade aumentada utilizando-se como referencial teórico, a Teoria dos Sistemas e o Constructivismo Lógico. A pesquisa foi dividida em quatro tópicos, abordou-se no tópico preliminar, os aspectos da interface computacional, apontando suas origens e evolução. O segundo tópico, dedicou-se a analise da propaganda e publicidade, suas definições e transformações no âmbito da realidade aumentada nos jogos on-line. O terceiro tópico estruturou a incidência do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) nos serviços de publicidade e propaganda, desenvolvendo-se uma análise sobre o conceito de ‘serviços’ para efeitos tributários, elucidando a distinção na atividade da empresa tomadora, intermediadora e/ou veículo de comunicação e como se dará a incidência do referido imposto desses aspectos. O tópico final examinou a incidência do ICMS nas atividades publicitárias, estabelecendo as disparidades existentes entre os conceitos de ‘mensagem’, ‘comunicação’ e ‘prestação de serviços’ e as peculiaridades existentes entre a figura do prestador, provedor, receptor e emissor da mensagem publicitária, elencando-se as hipóteses de incidência do referido imposto. O desenvolvimento do tema deu-se por meio de pesquisa bibliográfica na doutrina nacional, legislação codificada, extravagante e análise jurisprudencial. Utilizou-se o método dedutivo e sistêmico com o fito de demonstrar que o operador do Direito, Administração Pública e contribuinte, deverão analisar todos os aspectos da atividade publicitária para averiguar - se e de que forma - incidirão ISS e ICMS, dispensando a cada situação o tratamento legal adequado, promovendo uma tributação mais segura, racional e transparente.

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Biografia do Autor

Jonathan Barros Vita, Universidade de Marília (UNIMAR)

Advogado, Consultor Jurídico e Contador. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. (IBET-SP), Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestre em Segundo Nível em Direito Tributário da Empresa pela Universidade Comercial Luigi Bocconi. Milão. Itália. Coordenador e professor titular do Mestrado e Doutorado em Direito da UNIMAR. Professor de diversos cursos de pós-graduação no Brasil e exterior. Conselheiro do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo. Ex-Conselheiro do CARF Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Ex-Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo. Ex-Secretário da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB.

Sinara Lacerda Andrade, Universidade de Marília (UNIMAR)

Doutoranda em Empreendimentos Econômicos, Processualidade e Relações Jurídicas pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR). Autora do livro: Publicidade lesiva e responsabilidade civil objetiva: a proteção do consumidor na era da modernidade líquida (São Paulo, Lualri, 2017). Mestre em Empreendimentos Econômicos, Processualidade e Relações Jurídicas pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR). Associada ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI). Professora Assistente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Marília/SP (UNIMAR). Assessora, consultora e advogada. Especialista em Direito Processual Penal com ênfase em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro/RJ (UGF). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Referências

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Publicado

2019-01-10

Como Citar

Vita, J. B., & Andrade, S. L. (2019). A REGULAÇÃO DA TRIBUTAÇÃO PUBLICITÁRIA NO ÂMBITO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA ANÁLISE À LUZ DA JURISDIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Direito Público, 14(80). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/3022

Edição

Seção

Parte Geral - Doutrinas