O IMPACTO DAS MEDIDAS DE AUSTERIDADE NOS DIREITOS DE PROPRIEDADE. UMA ANÁLISE JURISPRUDENCIAL

Autores

  • Daniela Dobre Universidad de Granada

Palavras-chave:

Direito à propriedade, Crise econômica, Medidas de austeridade, Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Tribunal de Justiça da União Europeia.

Resumo

Este artigo reflete sobre o impacto das medidas de austeridade adotadas no contexto da crise econômica de 2008 sobre os direitos de propriedade. A análise baseia-se na jurisprudência do Tribunal Europeu de Direitos do Homem (TEDH) e do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE). A fim de examinar as alterações observadas no que diz respeito à proteção do direito à propriedade durante a crise, são identificadas as notas que definem o seu âmbito e limites. As restrições genéricas e específicas que interferem na garantia efetiva deste direito perante os tribunais mencionados são estabelecidas. O trabalho conclui com a abordagem de possíveis soluções para enfrentar os obstáculos identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Dobre, Universidad de Granada

Doctoranda de Derecho Constitucional, Universidad de Granada

Referências

ARAI-TAKAHASHI, Y. A margem de apreciação da doutrina e o princípio da proporcionalidade na jurisprudência da CEDH. Intersentia, Antwerpen-Oxford-Nova Iorque, 2002.

CALAHORRO, A. A. A posição do Tribunal de Justiça da União Europeia contra as medidas da crise econômica. Revista de Direito Constitucional Europeu, n º 24, julho-dezembro, 2015. Disponível em: <https://www.UGR.es/~redce/REDCE24/articulos/04_AGUILAR.htm#51bis>.

CALLEJÓN, F. B. Crise econômica e crise constitucional na Europa. Revista Espanhola de Direito Constitucional, no. 98, maio-agosto, 2013.

EVERSON, M. JOERGES, C. “Quem é o guardião para o constitucionalismo na Europa após a crise financeira?” LSE 'Europa em questão' série de papel de discussão, no. 633, 2013

HERNÁNDEZ, F. J. C. “Reforçar a legitimidade da política econômica" da União Europeia: que tipo de reforço para que política?” Em: HERNÁNDEZ, F. J. C. Rumo a uma nova governança econômica da União Europeia? Thomson Reuters-Aranzadi, Pamplona, 2018.

IVERSEN, A. O futuro das reestruturações involuntárias da dívida soberana: mamatas e outros v. Grécia e a proteção de participações de instrumentos de dívida soberana no âmbito da CEDH. Revista de Direito dos Mercados de Capitais, Vol. 14, n. º 1, 2018.

PERNICE, I. Constitucionalismo multinível e a crise da democracia na Europa. Revisão do Direito Constitucional Europeu, n º 11, 2015.

POULOU, A. condicionalidade da assistência financeira e proteção dos direitos humanos: Qual é o papel da carta dos direitos fundamentais da UE? Revisão da Lei do Mercado Comum, Vol. 54, 2017.

ROCA, J. G. A discricionariedade nacional na interpretação da Convenção Europeia dos direitos do homem: soberania e integração. Thomson Reuters-Civitas, Pamplona, 2010.

TUORI K. A crise financeira Europeia: aspectos e implicações constitucionais. ,Jornal Eletrônico de Ssrn, 2012.

WOLLENSCHLOGER, F. "Art. 17 (1) – direito à propriedade". Em: PEERS, S. et al. (editores): A carta dos direitos fundamentais da UE. Um comentário, Hart Publishing, Oregon, 2014.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Dobre, D. (2020). O IMPACTO DAS MEDIDAS DE AUSTERIDADE NOS DIREITOS DE PROPRIEDADE. UMA ANÁLISE JURISPRUDENCIAL. Direito Público, 17(91). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/4024