DISCURSOS DOS CIBERFEMINISMOS E VULNERABILIDADES DAS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Análise do discurso, feminismos, pandemia, violências de gênero, vulnerabilidades.

Resumo

Este artigo busca problematizar os materiais discursivos reafirmados em diferentes mídias digitais que configuram um ciberfeminismo contra as violências de gênero. Desse modo, questionamos: quais materiais discursivos são propagados nas mídias digitais para o enfrentamento das violências de gênero em tempos de Covid-19? E como tais discursos replicados por um ciberfeminismo corroboram para divulgar as estratégias de enfrentamento das violências de gênero? Escolhemos como corpus de análise materiais discursivos que transversalmente permeiam as diferentes mídias digitais, em especial, mídias governamentais. Inspiramo-nos metodologicamente na análise do discurso foucaultiana, a qual possibilita compreender a produtividade material de acontecimentos discursivos sobre a violência contra as mulheres na esteira da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Assim, a análise aqui proposta permite dizer que as mídias digitais abrem espaço para um conjunto amplo de diferentes materiais que abrangem, de forma simultânea, um papel de ativismo digital de modo a replicar e difundir informações, opiniões, estratégias e ações sobre a consciência de gênero, e, de maneira particular, sobre as políticas públicas de enfrentamento à violência e à vulnerabilidade das mulheres em tempos de pandemia. A pesquisa reflete o ciberfeminismo como uma ação politizada que promove um trânsito extensivo de informações midiáticas, o que auxilia a qualificar o debate e o enfrentamento político, permitindo visualizar a ressignificação de espaços e sentidos públicos de igualdade e de direitos em tempos de pandemia acerca das violências de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Educação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Nas Ciências na Universidade Federal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Educação Física na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Departamento de Educação e Humanidades. Ijuí – RS – Brasil

Rosana Souza de Vargas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Graduada em Letras Língua Inglesa e Portuguesa pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC/UNIJUÍ). Bolsista PROSUC/CAPES.

Vanessa Vieira Mombach, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Graduada em Letras Língua Inglesa pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC/UNIJUÍ). Bolsista PROSUP/CAPES.

Caterine de Moura Brachtvogel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Licenciada em Educação Física. Mestra em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Doutoranda em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ.

Referências

BRACHTVOGEL, Caterine de Moura.; SCHWENGBER, Maria Simone Vione. ‘Nova’ política de produção da posição de mulheres como esportistas a partir de hashtags no Instagram. In: WENETZ, Ileana; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa. (Org.). Gênero e sexualidade no esporte e na educação física. 1ed. Natal: EDUFRN, 2020, v. 9, p. 139-154.

BRASIL. Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006): Presidência da República. Distrito Federal: Governo Federal, 2006. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm>Acesso em 15 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos. Ligue 180. 2015. Disponível em <https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/politicas-para-mulheres/ligue-180#> Acesso em 15 jun. 2020.

BRASIL. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2013. Disponível em: <http://www.mulheres.ba.gov.br/arquivos/File/Publicacoes/PlanoNacionaldePoliticasparaasMulheres20132015.pdf> Acesso em 10 jul. 2020

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto. Tradução de Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre limites discursivos do sexo. In.: LOURO, Guacira Lopes. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. pp. 151-172.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CASTELLS, Manuel. Comunicación y poder. Madrid: Alianza Editorial, 2009.

CATRACA LIVRE. Bilhete em elevador oferece ajuda para vítimas de violência em quarentena. Catraca Livre, 2020. Disponível <https://catracalivre.com.br/cidadania/bilhete-em-elevador-oferece-ajuda-para-vitimas-de-violencia-em-quarentena/ > Acesso em 15 jun. 2020.

COSTA, Ana Alice Alcantara. O Movimento Feminista no Brasil: Dinâmicas de uma Intervenção Política. Labrys Estudos Feministas, v. 5, n. 2, p. 1-20, jan/jul, 2005.

DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: sobre o arquivo e a constituição do corpus. Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 972-980, set./dez. 2015.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria da Mulher do Distrito Federal. Campanha de proteção às mulheres. Distrito Federal: SMDF, 2020.Disponível em <https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/03/26/secretaria-da-mulher-lanca-campanha-de-protecao-as-mulheres/> Acesso em 15 jun. 2020.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Violência doméstica durante a pandemia de Covid-19. Nota Técnica. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 1. ed, abril de 2020. Disponível em <https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2018/05/violencia-domestica-covid-19-v3.pdf>Acesso em 10 de jun. 2020.

GAÚCHA ZH. Campanha de associação troca máscaras com mensagem de combate à violência doméstica por doações. ClicRBS. Disponível em <https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2020/05/campanha-de-associacao-troca-mascaras-com-mensagem-de-combate-a-violencia-domestica-por-doacoes-ck9rldllq00ch015n6i8rg5j7.html> Acesso em 15 jun. 2020.

G1. O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: <https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2020/03/05/mesmo-com-queda-recorde-de-mortes-de-mulheres-brasil-tem-alta-no-numero-de-feminicidios-em-2019.ghtml>

GOMES, Priscila. O que acontece após a vítima de violência doméstica fazer um B.O. online? Geledes.org, 2020. Disponível em <https://www.geledes.org.br/o-que-acontece-apos-a-vitima-de-violencia-domestica-fazer-um-b-o-online/>Acesso em 15 jun. 2020.

GONÇALVES, Werik. Psicologia das cores. Blog Rock Content, dez./2018. Disponível em <https://rockcontent.com/blog/psicologia-das-cores/> Acesso em 8 jul. 2020

GOOGLE PLAY STORE. Aplicativo DireitosHumanosBrasil. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.direitoshumanosbrasil&hl=en> Acesso em 8 jul. 2020.

HARAWAY, Donna J. The Haraway Reader. New York: Routledge, 2004.

HOLLANDA, HeloísaBuarque. Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

INSTITUTO AVON. Você não está sozinha. 2020. Disponível em <http://institutoavon.org.br/vocenaoestasozinha/> Acesso em 15 jun. 2020.

MAPA DO ACOLHIMENTO. #TôcomElas – Saiba como e onde buscar ajuda em casos de violência contra as mulheres. 2020. Disponível em <https://www.tocomelas.mapadoacolhimento.org/> Acesso em 15 jun. 2020.

MARTÍNEZ-COLLADO, Ana; NAVARRETE, Ana. Ciberfeminismo: também uma forma de ativismo. GenderIt.org. 200710. Disponível em:<https://www.genderit.org/es/articles/ciberfeminismo-tamb%C3%A9m-uma-forma-de-ativismo> Acesso em 15 jun. 2020.

MIGUEL, Ana de; BOIX, Montserrat. Os gêneros da rede: os ciberfeminismo. In: NAHANSOHN, Graciela L. (Org.). Internet em código feminino. Teorias e práticas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: La Crujia, 2013. p. 39-76

NÃO ME KAHLO. O que é o ciberfeminismo? Da origem por Donna Haraway às práticas atuais. Blog Não me Kahlo. 2016. Disponível em <https://www.naomekahlo.com/o-que-e-o-ciberfeminismo-da-origem-por-donna-haraway-as-praticas-atuais/> Acesso em 27 mai. 2020.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: Edusc, 2005.

PINTO, Céli Regina Jardim. Feminismo, história e poder. Revista Sociologia Política, v. 18, n. 36, p. 15-23, 2010.

POLÍCIA CIVIL, Estado de São Paulo. Passo a passo para você registrar ocorrência de violência doméstica e familiar contra a mulher. São Paulo, 2020. Disponível em <https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home> Acesso em 15 jun. 2020.

REBELO, José. 2006. Prolegómenos à narrativa mediática do acontecimento. Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, v. 8, n. 9, p. 55-58, 2006.

SAFFIOTI, Heleieth I. B.; ALMEIDA, Suely de Souza. Violência de gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995.

SARDENBERG, Cecília. Da Violência simbólica de gênero à violência sexual contra mulheres: a lei antibaixaria e o caso da banda New Hit’. In: CASTRO, Amanda Motta; MACHADO, Rita de Cássia. Estudos feministas - mulheres e educação popular. São Paulo, SP: LiberArs, v.2, p. 135-156, 2018.

SCARDUELI, Márcia Cristiane Nunes. Relações de gênero em campanha sobre a violência contra a mulher: submissão feminina mantida. In.: Anais...IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Caxias do Sul, 2012. 11p. Disponível em <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1222/825> Acesso em 10 de set. 2020.

SCHWENGBER, Maria Simone Vione. O uso metodológico da imagem. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 261-279.

SCHWENGBER, Maria Simone Vione; PINHEIRO, Naira Letícia Giongo Mendes. (2020). Movimento #EleNão: reconhecimento e afirmação do ato de fala das mulheres na política. Educação, UFSM, v. 45, p. 1-24, 2020.

SECRETERIA DA MULHER. Mulher você não está só. Governo do Distrito Federal, Brasília, 2020. Disponível em <http://www.mulher.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/04/mulher-vc-n%C3%A3o-est%C3%A1-s%C3%B3-.pdf> Acesso em 15 jun. 2020.

SEJUSC, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Informativo digital ‘Mulher, seus direitos não estão em quarentena’ é lançado pela Sejusc com canais de denúncia. Estado do Amazonas, Brasil, 2020. Disponível em <http://www.sejusc.am.gov.br/informativo-digital-mulher-seus-direitos-nao-estao-em-quarentena-e-lancado-pela-sejusc-com-canais-de-denuncia/> Acesso em 10 jun. 2020.

TAUBE, Maria José. Quebrando silêncios, construindo mudanças: o SOS/Ação Mulher. In.: CORRÊA, Mariza et al. Gênero e& Cidadania. Campinas-SP: Pagu/Núcleo de Estudos de Gênero, Unicamp, 2002.

WULF, Christoph. Anthropología de laeducación. Barcelona: Idea Books, 2009.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Schwengber, M. S. V., de Vargas, R. S., Mombach, V. V., & Brachtvogel, C. de M. (2020). DISCURSOS DOS CIBERFEMINISMOS E VULNERABILIDADES DAS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO EM TEMPOS DE COVID-19. Direito Público, 17(94). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/4385

Edição

Seção

Dossiê Especial - Covid-19