RESILIÊNCIA FISCAL: COMO O TETO DE GASTOS PÚBLICOS E O FUNDO PARA INCERTEZAS ECONÔMICAS TORNARIAM A GESTÃO FISCAL DO DISTRITO FEDERAL MAIS RESILIENTE A CRISES ECONÔMICAS?

Autores

  • Anderson Borges Roepke IDP
  • Leany Lemos IDP
  • Weder de Oliveira IDP

Palavras-chave:

Resiliência fiscal, Crises econômicas, Gestão fiscal

Resumo

Esta pesquisa situa-se no tema de resiliência governamental fiscal e visa apresentar propostas para que o ente se torne mais resiliente frente a crises econômicas. A pesquisa revisa a bibliografia referente ao tema, estuda experiências nacionais e internacionais em gestão fiscal e simula cenários, utilizando dados pretéritos, verificando-se quais seriam os resultados fiscais caso as seguintes políticas fiscais tivessem sido adotadas: a) criação de um fundo para incertezas econômicas; b) instituição de um teto de gastos, corrigido pelo IPCA ou por 90% da variação positiva da Receita Corrente Líquida; c) uma combinação das duas anteriores. Os resultados indicam que a combinação do fundo e do teto de gastos se mostrou mais funcional e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Roepke, A. B., Lemos, L., & de Oliveira, W. (2020). RESILIÊNCIA FISCAL: COMO O TETO DE GASTOS PÚBLICOS E O FUNDO PARA INCERTEZAS ECONÔMICAS TORNARIAM A GESTÃO FISCAL DO DISTRITO FEDERAL MAIS RESILIENTE A CRISES ECONÔMICAS?. Direito Público, 17(95). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/4039

Edição

Seção

Parte Geral