Acordos De Distribuição Exclusiva No Contexto Da Economia Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7554

Resumo

O presente artigo investiga os efeitos concorrenciais dos acordos de distribuição exclusiva no contexto da economia digital. Ao analisar as principais conclusões da literatura económica existente sobre o tema, bem como a jurisprudência relevante na União Europeia, concluímos que, embora este tipo de contratos possa conduzir ao encerramento do mercado, aumentando as barreiras à entrada e/ou contribuindo para aumentar os custos dos rivais, a exclusividade pode também criar importantes possibilidades de concorrência, o que complica a aplicação da política de concorrência. Em primeiro lugar, a concorrência pela exclusividade deve ser entendida um meio primordial de diferenciação entre as plataformas digitais, uma vez que leva as plataformas a competir entre si para criar uma oferta diferenciada, reforçando assim (em vez de reduzir) a concorrência inter-marcas e os esforços de inovação. Em segundo lugar, num cenário de ausência de contratos de exclusividade, os investimentos das plataformas estão potencialmente sujeitos efeito carona (free-riding effect) por parte de plataformas rivais não comprometidas com a realização de investimentos, o que implica que os acordos de negociação exclusiva podem servir objetivos de eficiência, protegendo os investimentos específicos do titular do direito exclusivo contra o comportamento oportunista dos concorrentes. Por conseguinte, a única forma sensata de abordar a avaliação concorrencial da adoção de contratos de exclusividade em mercados digitais é uma abordagem baseada numa análise caso a caso, concentrada em procurar o equilíbrio regulatório adequado entre a garantia de uma concorrência saudável, por um lado, e a proteção dos interesses dos consumidores, por outro, num ambiente cada vez mais digitalizado e dinâmico em que a inovação e a capacidade de diferenciar as ofertas desempenham um papel fundamental. O artigo também apresenta uma aplicação ao mercado brasileiro de entrega de comida online.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mercados e plataformas digitais; Cláusulas de exclusividade; Condutas unilaterais de caráter potencialmente exclusionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Padilla, Compass Lexecon, Senior Managing Director. Madrid (Madrid). Espanha

Jorge Padilla é Senior Managing Director and Head da Compass Lexecon na Europa. A Compass Lexecon é uma empresa de consultoria económica global, parte da FTI Consulting, Inc. Obteve os graus de MPhil e DPhil em Economia pela Universidade de Oxford. Tem mais de 20 anos de experiência como consultor económico e leccionou economia durante cerca de 30 anos no CEMFI (Madrid), na Universidade de Boston, na Barcelona Graduate School of Economics, no King's College (Londres) e na Toulouse School of Economics. O Dr. Padilla publicou extensivamente em revistas sobre economia industrial e economia da concorrência e é co-autor de The Law and Economics of Article 102 TFEU, 3rd Edition, Hart Publishing, 2020.

Bernardo Sarmento, Compass Lexecon, Vice President. Madrid (Madrid). Espanha.

Bernardo Sarmento é Vice President da Compass Lexecon com sede em Madrid.

Tem mais de 10 anos de experiência em aplicar teoria económica e técnicas empíricas a questões de política de concorrência e à quantificação de danos no contexto de litígios e arbitragens. Bernardo trabalhou em processos perante a Comissão Europeia, bem como em várias autoridades de concorrência e tribunais de vários estados membros e jurisdições não comunitárias (Brasil, Colômbia, Israel). A sua experiência abrange uma vasta gama de indústrias, incluindo tabaco, telecomunicações móveis, instituições financeiras, farmacêuticas, serviços de saúde, e energia. Bernardo tem um mestrado em Economia pela Barcelona Graduate School of Economics e um PGDip em Direito Comunitário da Concorrência pelo King's College London

Helder Vasconcelos , Compass Lexecon, Senior Vice President. Madrid (Madrid). Espanha.

Helder Vasconcelos é Senior Vice President da Compass Lexecon, com sede em Madrid, e Professor Catedrático de Economia na Universidade do Porto, tendo obtido o seu doutoramento em economia no European University Institute (em Itália) em 2002. O Dr. Vasconcelos foi anteriormente Membro Executivo do Conselho de Administração da ANACOM, a autoridade reguladora portuguesa para as telecomunicações e serviços postais (2012-2017). Trabalhou também como consultor do Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência Portuguesa (2007-2011). Como resultado do seu trabalho de investigação, recebeu, por duas vezes, o prémio o prémio de melhor artigo publicado no International Journal of Industrial Organisation, em 2015 e 2006, e o prémio de melhor artigo publicado por um “Youger Scholar” atribuído pela Industrial Organization Society em 2005. As suas principais áreas de investigação são a economia industrial, a política de concorrência e a regulação económica. O seu trabalho foi publicado em importantes revistas académicas internacionais, incluindo o Economic Journal, o RAND Journal of Economics, a European Economic Review, o Journal of Economics & Management Strategy, o Journal of Industrial Economics e o International Journal of Industrial Organisation.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

Padilla, J., Sarmento, B., & Vasconcelos , H. . (2023). Acordos De Distribuição Exclusiva No Contexto Da Economia Digital. Direito Público, 20(107). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7554