Chamada de Submissão para o Fluxo Contínuo

2022-07-12

A Revista Direito Público (RDP) comunica a reabertura do fluxo contínuo, visando a publicação de artigos originais e inéditos, os quais adotem abordagens metodológicas, teóricas e empíricas inovadoras para o campo jurídico aceitando temas transversais e interdisciplinares, atendendo ao disposto na linha editorial.

 

A análise do Comitê se pautará em pesquisa que explorem enfoques metodológicos empíricos e revisões de literatura robustas e inovadoras para o campo, trazendo um referencial atualizado e pertinentemente a temática, com caráter crítico.

 

Ressaltamos a responsabilidade dos autores ao submeter artigos originais e inéditos, pois isso implica que o texto não tenha sido publicado parcial ou total em livros, ou que estejam em avaliação em outro periódico, cabendo a Revista Direito Público rejeitá-lo por não cumprir as normas editoriais, além de caracterizar má conduta ética por parte dos autores.

 

Como disposto nas diretrizes para autores: (https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/about/submissions), o processo de avaliação inclui algumas etapas, quais sejam:

1 – Triagem inicial/formal: refere a análise das normas e diretrizes para autores, realizada pelo Comitê Editorial ( Editor-Chefe; Editora-Adjunta; e, Editores Associados). Nesta fase o artigo pode ser rejeitado caso não as cumpra.

2 – Triagem de Qualidade: Cabe ao Comitê Editorial e especialistas na área, analisarem a proposta do artigo em relação a linha editorial da Revista, o que implica em uma análise de conteúdo.

3 – Avaliação às cegas: Fase final de avaliação que inclui a participação do conselho editorial, isto é, aos pareceristas ad hoc, nacionais e estrangeiros, avaliarem o artigo seguindo critérios científicos da área, bem como o estado da arte da temática, além de analisarem elementos específicos da área e da revista. Tal fase é o que resulta a decisão editorial em relação ao artigo, sopesando a qualidade e a difusão científica.

 

Aceitaremos artigos redigidos em português, inglês, italiano, espanhol, alemão e francês.

 

Atenciosamente,

Comitê Editorial da Revista Direito Público