ÉTICA PENTECOSTAL E NEOPENTECOSTAL: NOVO CONTEXTO SOCIO-POLÍTICO-JURÍDICO PARA A DEFESA DE DIREITOS E ACESSO À JUSTIÇA NO BRASIL

Autores

  • José Humberto de Góes Júnior Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás.

Palavras-chave:

Religião, conservadorismo, direitos humanos, acesso à justiça, obscurantismo político-jurídico, novo conservadorismo, estado brasileiro

Resumo

O presente trabalho é produto de pesquisa realizada sobre a influência da religião e das ideias decorrentes da moral religiosa para o acesso à justiça e para a realização e defesa de direitos humanos no Brasil. Seu objetivo é definir os contornos do que aqui se chama de Ética pentecostal e neopentecostal e qual a sua influência para a construção de uma cultura político-jurídica brasileira. Para a sua realização, mescla a Etnografia situada no âmbito de uma Antropologia Jurídica de caráter interpretativo para compreensão de cultos, documentos e explicações teológicas quanto a igrejas pentecostais e neopentecostais com o debate filosófico baseado em conceitos da Filosofia Política, da História, do Direito e da Filosofia dos Direitos Humanos. Na sua primeira parte, aborda o formato e a organização das igrejas, sua moral e sua relação com os fiéis/contribuintes. No segundo momento, constituído na forma de ensaio, tenta deduzir a relação entre ideias formuladas e/ou ressignificadas pelo neopentecostalismo com a construção de contexto de violação de direitos e de obstáculos para o acesso à justiça no Brasil. Como conclusão, é possível perceber que a “ética pentecostal e neopentecostal”, baseada na ideia de combater o “mal”, representado por um inimigo difuso, é justificativa para anulação de direitos, para violências contra certos grupos humanos, e tem se difundido socialmente também entre pessoas não adeptas da religião e incorporada por agentes do sistema de justiça a uma cultura institucional conservadora. Para pensar o acesso à justiça e a defesa de direitos humanos no Brasil atualmente, é preciso considerar esse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Humberto de Góes Júnior, Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás.

Doutor em Direito, área de concentração em Direito, Estado e Constituição, pela Universidade de Brasília. Professor do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás.

Referências

AGAMBEM, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Tradução: Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo: Antissemitismo, Imperialismo, Totalitarismo. Tradução: Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO PRÓ-SOCIEDADE. Enunciados do 1º Congresso da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Pró-Sociedade entre 29 e 30 de dezembro de 2018. Documento disponível: http://www.mpm.mp.br/portal/wp-content/uploads/2018/12/enunciados-mpsocied ade.pdf

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7.ed. Lisboa: Almedina, 2003.

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. 7.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

CHAGAS, Thiago. Líderes evangélicos lançam manifesto pedido que fiéis apoiem candidatos conservadores. Documento disponível em: https://noticias.gospelmais.com.br /manifesto-lideres-evangelicos-apoio-candidatos-conservadores-102282.html

CUNHA, Luiz Antônio. Religião na escola pública: discriminação ostensiva e dissimulada. In: PESSANHA, Márcia; OLIVEIRA, Iolanda de (orgs). Educação pública, religião e laicidade, Niterói: CEAD/UFF, 2017.

_________. Religion y política: Brasil. In: BLANCARTE, Roberto (org.), Diccionario de religiones em América Latina, México: Fondo de Cultura Económica/El Colegio de México, 2018.

DUSSEL, Enrique. Para uma ética da libertação latino-americana. Tradução: João Gaio. São Paulo: Loyola; Piracicaba: Unimep, 1977. (Acesso ao ponto de partida da ética, v. 1)

ELEIÇÕES 2018: CARTA ABERTA À IGREJA BRASILEIRA (Manifesto dos pastores sobre em quem os cristãos devem votar e apoiar). Documento disponível em: https://tuporem.org.br/eleicoes-2018-carta-aberta-a-igreja-brasileira/

ESCOLA SEM PARTIDO. Enunciados do 1º Congresso da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Pró-Sociedade entre 29 e 30 de dezembro de 2018. Documento disponível: http://escolasempartido.org/wp-content/uploads/2019/10/MP-socieda de.pdf

FERREIRA, Franklin. Doutrinas reformadas. Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wVdZWBTvT7M

_________. O que é um reformado? Vídeo disponível em: https://www.youtube.com /watch?v=QooV02FHDYk

_________. Pentecostalismo e neopentecostalismo. Vídeo disponível em: https://www.youtu be.com/watch?v=b01fkBy0Ua8

FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité III: le souci de soi. Paris: Gallimard, 2012.

GÓES JUNIOR, José Humberto de. Casa-grande e senzala: castigo e obediência como resquícios da moral da família patriarcal-escravista brasileira nos centros de internação para adolescentes em conflito com a lei. In: PAIVA, Ilana; SOUZA, Candida; RODRIGUES, Daniela Bezerra. Justiça Juvenil: teoria e prática no sistema socioeducativo. Natal: EDUFRN, 2014, p.161-182.

GIUMBELLI, Emerson. A presença do religioso no espaço público: modalidades no Brasil In: Religião & Sociedade. v. 28, n. 2, Rio de Janeiro, 2008 p. 80-101. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872008000200005&lng=e m&nrm=iso

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia. Entre Faticidade e Validade. 2. ed. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003, v. 1.

LACERDA, Marina Basso. O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Porto Alegre: Zouk, 2019.

LYRA FILHO, Roberto. O Direito que se Ensina Errado: sobre a reforma do ensino jurídico. Brasília: Centro Acadêmico de Direito da UNB, 1980.

_________. O que é direito. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006. (coleção Primeiros Passos; 62).

MALERBA, Jurandir. Os Brancos da Lei: Liberalismo, Escravidão e Mentalidade Patriarcal no Império do Brasil. Maringá: EDUEM, 1994.

MARIANO, Ricardo. Crescimento pentecostal no Brasil: fatores internos. In: Rever: Revista de Estudos da Religião. Dezembro/2008, São Paulo: PUCSP, 2008, p. 68-95. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv4_2008/t_mariano.pdf

_________. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 5.ed. São Paulo: Loyola, 2014.

NICODEMUS, Augusto. Diferenças entre igrejas pentecostais, neopentecostais, batistas e presbiterianos. Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cBqx3-C7bTw

_________. O falso ensino de cura da Igreja Universal (IURD). Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iiy1wPgSzy4

_________. O cristão pode ser a favor ao porte de armas? Vídeo disponível em: https://www.youtube. com/watch?v=W07JoV7ipwc

OACB. Manifesto de criação da Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil. Documento disponível em: https://www.canaldopovo.com/2019/12/criadaoficial mente-no-dia-20-de.h tml)

PINHEIRO-MACHADO, Rosana; SCALCO, Lucia Mury. Da esperança ao ódio: juventude, política e pobreza do lulismo ao bolsonarismo. Cadernos IHUideias. Ano 16, n. 278, v. 16, Porto Alegre: Instituto Humanitas da Unisinos, 2018.

REGGIANI, Valter. As doutrinas da graça. Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=Elow27P-cck

_________. Breve história dos batistas. Vídeo disponível em: https://www.youtube.com /watch ?v=784dZxTX4JA&t=4s

_________. Porte de arma (1 Samuel 13:19-22). Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=VqkX5A1HJbk.

SANTANA, Leonardo. O estado laico no confessionário: o debate sobre a criminalização da homofobia e da transfobia. Curitiba: Appris, 2019.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. (3ª reimpressão).

SOUSA JUNIOR, José Geraldo. O Direito como liberdade: o Direito Achado na Rua. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2011.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001, v. 1. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência.

TELLES, Vera da Silva. Pobreza e cidadania. São Paulo: Ed. 34, 2013.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Edição de Antônio Flávio Pierucci. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

de Góes Júnior, J. H. (2020). ÉTICA PENTECOSTAL E NEOPENTECOSTAL: NOVO CONTEXTO SOCIO-POLÍTICO-JURÍDICO PARA A DEFESA DE DIREITOS E ACESSO À JUSTIÇA NO BRASIL. Direito Público, 17(91). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/3997

Edição

Seção

Dossiê Temático - Acesso à Justiça, Carreiras Jurídicas e Administração do Sistema de Justiça