Pobreza Multidimensional e Encarceramento Feminino:

Um Círculo Vicioso no Contexto Neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v19i104.6757

Resumo

A pobreza é uma mazela social e econômica recorrente na história do Brasil e temos avançado, especialmente, nas últimas décadas na compreensão da pobreza como uma realidade multidimensional. A partir disso, buscamos estabelecer um fio condutor que demonstra a relação entre pobreza multidimensional, feminização da pobreza e aumento do encarceramento feminino no Brasil.  Objetivamos demonstrar que apenas rompendo com o paradigma da subalternização das mulheres é possível superar a pobreza multidimensional no País. Para tanto, realizamos revisão de literatura atual e especializada e analisamos dados sobre o mercado de trabalho e salário à luz da realidade das mulheres.Percebemos que o aumento do encarceramento feminino diálogo inexoravelmente com esse cenário de subjugação histórica e que a política antidrogas submete as mulheres a penas que ultrapassam o encarceramento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Almeida de Andrade, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Fortaleza (CE). Brasil

Pós doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2016). Professora do Mestrado Acadêmico e da graduação em Direito do Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS. Professora da Fundação Getúlio Vargas - FGVLaw São Paulo. É vice-líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Mulheres, Renda e Democracia.

Patrícia Tuma Martins Bertolin, Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE). São Paulo (SP). Brasil

Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Doutorado na Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas (FCC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do grupo de pesquisa (CNPq) "Direito do Trabalho como instrumento de cidadania e de limite ao poder econômico".

Leandro Sousa Bessa, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Fortaleza (CE). Brasil

Defensor Público de Entrância Especial (DPECE), titular da 3a. Defensoria Pública de Execução Penal; Supervisor do Núcleo Especializado em Execução Penal - NUDEP da DPECE; ex- Presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (2011-2012); Mestre em Direito Constitucional (UNIFOR - 2007); Doutor em Direito Constitucional (UNIFOR - 2020).

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Andrade, D. A. de ., Bertolin, P. T. M., & Bessa, L. S. . (2023). Pobreza Multidimensional e Encarceramento Feminino:: Um Círculo Vicioso no Contexto Neoliberal. Direito Público, 19(104). https://doi.org/10.11117/rdp.v19i104.6757

Edição

Seção

Chamada de Dossiê Temático "Dignidade Humana, Pobreza Multidimensional e Justiça Social (Human Dignity, Multidimensional Poverty and Social Justice)"