A Proteção do Direito à Educação Inclusiva das Crianças e Adolescentes Venezuelanos Beneficiários da Interiorização em Dourados - MS
DOI:
https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6934Resumo
O município de Dourados, situado no estado de Mato Grosso do Sul, é o quarto maior receptor de imigrantes venezuelanos interiorizados pela Operação Acolhida. Até dezembro de 2022 já haviam sido interiorizadas 3.591 pessoas nessa localidade, entre as quais existe uma parcela significativa de crianças e adolescentes em idade escolar que vem enfrentando obstáculos à realização de matrículas nas escolas públicas e na permanência no ambiente escolar. Nesse sentido, esta pesquisa objetivará analisar o direito humano e fundamental à educação, sob a perspectiva inclusiva, e as políticas públicas implementadas na referida localidade para assegurar o acesso e a permanência das crianças e adolescentes venezuelanos no ensino fundamental e médio, com vistas à sua integração local. Para tanto, se utiliza o método dedutivo, em uma abordagem qualitativa, numa pesquisa básica de referencial bibliográfico e documental. Por derradeiro, assevera-se que a política pública de permanência e acesso nas instituições de ensino estaduais e municipais de Dourados não considera as necessidades educacionais especiais dos imigrantes e refugiados venezuelanos, razão pela qual é necessária a interlocução o intercâmbio de informações entre as autoridades públicas dos três níveis federativos de governo.
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