Acesso à Justiça, Grupos Vulneráveis e Exclusão Digital: uma Análise Crítica do Atendimento da Defensoria Pública do Estado de Goiás Durante a Pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v19i102.6524

Resumo

Este trabalho realizou um exame sobre o atendimento da Defensoria Pública durante o primeiro ano de pandemia da Covid-19, com o intuito de esboçar um panorama das ações adotadas para manter o acesso à justiça diante das medidas de isolamento e distanciamento social, vez que a exclusão digital se mostra latente no País. Como recorte do trabalho, optou-se por examinar o atendimento da Defensoria Pública do Estado de Goiás, em virtude de Goiás ter sido o último Estado do País a instituir e estruturar a instituição. Para o desenvolvimento do artigo, foi realizada pesquisa bibliográfica, normativa e exploratória nos dados governamentais disponíveis nas fontes de informação de acesso aberto. Observou-se que a suspensão de atendimento presencial pela Defensoria Pública impactou no acesso à Justiça, pois o atendimento virtual ainda não se apresenta como eficaz para a parcela mais vulnerabilizada da sociedade que se encontra excluída digitalmente.

PALAVRAS-CHAVE: Acesso à justiça; exclusão digital; Defensoria Pública; pandemia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Bonat, Universidade de Brasília (UnB). Brasília (DF). Brasil.

Doutora em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de dedicação exclusiva na Universidade de Brasília (UnB).

Gustavo Assis, Universidade de Brasília (UnB). Brasília (DF). Brasil

Mestrando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Advogado (OAB/GO).

Mariane Carolina Gomes da Silva Rocha , Universidade de Brasília (UnB). Brasília (DF). Brasil.

Mestranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Advogada (OAB/BA).

Downloads

Publicado

2022-09-06

Como Citar

Bonat, D. ., Assis, G., & Gomes da Silva Rocha , M. C. (2022). Acesso à Justiça, Grupos Vulneráveis e Exclusão Digital: uma Análise Crítica do Atendimento da Defensoria Pública do Estado de Goiás Durante a Pandemia da Covid-19. Direito Público, 19(102). https://doi.org/10.11117/rdp.v19i102.6524

Edição

Seção

Dossiê Temático "Democratização do Acesso à Justiça e as Transformações no Campo Jurídico"