Técnicas Teatrais na Formação em Direitos Humanos no Brasil: Mimese, Performance e a Construção Pedagógica do Estado Democrático de Direito

Autores

  • Arthur Roberto Capella Giannattasio Universidade de São Paulo - Instituto de Relações Internacionais https://orcid.org/0000-0003-3273-4052
  • Flávio de Leão Bastos Pereira Professor em Tempo Integral da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FD/UPM).
  • Paula Monteiro Danese Professora de Direito do IBMEC, Universidade São Judas Tadeu e Anhembi Morumbi.

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v19i101.3544

Palavras-chave:

métodos participativos de ensino do Direito, ensino em Direitos Humanos, Direito e Teatro, mimese e performance, role-play e cosplay

Resumo

O uso de métodos participativos para o ensino de direito no Brasil tem sido objeto de diversas discussões nos últimos anos. A partir de uma pesquisa qualitativa baseada em fontes primárias extraídas de uma observação participante, este texto relata e analisa experiências do uso de técnicas teatrais (mimese e performance) para ensinar os Direitos Humanos no Brasil. Os autores avaliam os limites e as possibilidades de utilizar tais estratégias pedagógicas interdisciplinares para promover o protagonismo estudantil nas Escolas de Direito brasileiras. A ideia é estabelecer um treinamento mais consciente, sensível, autônomo e participativo sobre a proteção internacional dos direitos humanos

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Biografia do Autor

Arthur Roberto Capella Giannattasio, Universidade de São Paulo - Instituto de Relações Internacionais

Pós-Doutorado no Max-Planck-Institut für ausländisches öffentliches Recht und Völkerrecht (MPIL) (Heidelberg, Alemanha) (julho de 2017)

Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco (FD/USP)

Foi professor Doutor em Tempo Integral em Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie - campus Higienópolis (2014-2019).

Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco (FD/USP) (São Paulo, Brasil) (2018)

Professor Convidado do Programa de Mestrado Acadêmico da (Global Law Program) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) (São Paulo, Brasil) (2016)

Professor Convidado do Programa de Mestrado Acadêmico (LLM) da Koç University (Istambul, Turquia) (2015)

Pesquisador da Università Telematica - La Sapienza (Unitelma) (Roma, Itália) (2013/2014)

Pesquisador Visitante (Doutorado Sanduíche) na Université Panthéon-Assas (Paris II) (Paris, França) (2011/2012)

Flávio de Leão Bastos Pereira, Professor em Tempo Integral da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FD/UPM).

Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorado no Mediterranean International Centre for Human Rights Research - New Technologies and Law (Calábria, Itália). Especialista em Genocídio e Direitos Humanos - International Institute for Genocide and Human Rights Studies (Zoryan Institute - University of Toronto, Canadá). Membro da Lista de Peritos da International Nuremberg Principles Academy (Nuremberg, Alemanha).

Paula Monteiro Danese, Professora de Direito do IBMEC, Universidade São Judas Tadeu e Anhembi Morumbi.

Doutoranda e Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora visitante bolsista na Europa Universität Viadrina Frankfurt(Oder)- Alemanha (2021/2022).  Atualmente é advogada e professora de Direito da Univeridade Anhembi Morumbi, EBRADI e ESA-SP. Atua como Supervisora Acadêmica da Pós-Graduação em Direito Internacional Aplicado EBRADI. Exerce atividade de consultoria pela empresa Camelli - Assessoria e Treinamento. Mediadora e Árbitra na CAMES-Brasil em Direito do Consumidor. Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa "Cátedra OEA" da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

Capella Giannattasio, A. R., de Leão Bastos Pereira, F., & Monteiro Danese, P. (2022). Técnicas Teatrais na Formação em Direitos Humanos no Brasil: Mimese, Performance e a Construção Pedagógica do Estado Democrático de Direito. Direito Público, 19(101). https://doi.org/10.11117/rdp.v19i101.3544